Inscrições podem ser feitas de 2 a 12 março, nas escolas da Rede Municipal
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) de Bento Gonçalves apresentou na quarta-feira, 19, o projeto da primeira turma de Bombeiros Mirins. Nesta edição, a atividade oferece 24 vagas para crianças e adolescentes dos 6° anos, de 10 a 12 anos. De 2 a 12 de março, pais e responsáveis poderão realizar a inscrição de seus filhos nas escolas municipais.
Após o período de matrícula, os ‘pequenos bombeiros’ realizarão uma prova objetiva com 20 questões, elaborada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). As aulas ocorrerão todas as sextas-feiras à tarde, no contraturno escolar. As etapas do processo seletivo ocorrem no mês de março, e o projeto será desenvolvido nos meses de abril a setembro, acompanhando o calendário escolar de férias.
O treinamento vai trabalhar desde questões de cidadania, direitos humanos, educação financeira, segurança no trânsito a primeiros socorros, prevenção de acidentes e salvamentos. “Os integrantes do Corpo de Bombeiros desenvolverão atividades pedagógicas, buscando contribuir com a formação integral e socialização com o foco no desenvolvimento humano, por meio de uma consciência coletiva de responsabilidade. Por outro lado, serão abordados temas relacionados à convivência em sociedade como o exercício de liderança de grupos, trabalhos em equipe e noções importantes de solidariedade, companheirismo e ainda o sentimento cívico, a preservação das riquezas naturais e o respeito ao próximo”, destaca o major Márcio Müller Batista.
O Projeto Bombeiros Mirim é desenvolvido pelo CBMRS há muito tempo em diversos municípios. “Em Bento Gonçalves, surgiu da disposição e motivação dos integrantes da Companhia Especial de Bombeiros Militar em contribuir com a formação social de crianças e adolescentes. Além da formação profissional como bombeiro militar, temos integrantes com formações acadêmicas nas mais diversas áreas. É uma contribuição social e voluntária do efetivo de Bento para a comunidade”, complementa.
O processo seletivo será feito em quatro etapas: prova teórica (português e matemática nível 5° ano), exames de saúde, teste físico e entrevista com os pais.
Fotos: Franciele Zanon