Esta época do ano é propícia para a busca das vagas temporárias, principalmente no comércio e na colheita do pêssego e da uva. Porém, neste ano, funcionários do Sistema Nacional de Emprego (Sine), unidade de Bento Gonçalves, têm estranhado a baixa procura pelas oportunidades.
“Durante todo o ano a busca por funcionários por parte das empresas foi relativamente baixa, tendo uma melhora significativa agora. Mas o sistema inverteu. Maior oferta, menor demanda”, explica a assistente administrativo do Sine, Mônica Pelizzer.
A assistente acredita que a vontade de viajar e tirar férias neste período tem inibido as pessoas a procurarem por um trabalho, o que deverá voltar a ocorrer somente a partir de março.
Entre as maiores ofertas no momento estão para auxiliares de carga e descarga, auxiliares de limpeza, trabalhadores temporários de safra, consultores de venda e vendedores internos. “Alguns estabelecimentos comerciais nos ligam desesperados procurando pessoas para trabalhar, mas não temos cadastrados que se encaixem no que as empresas buscam”, finaliza Mônica.
O Sine está localizado na Rua Marechal Floriano, 142, no Centro. O local abre de segunda a sexta, a partir das 8h, e são disponibilizadas diariamente 50 fichas de atendimento. Para se candidatar às vagas é necessária Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). No caso das pessoas que já possuem a CTPS digital, basta apresentar documento original com foto.