Sabe-se que o futebol é o esporte mais popular do mundo, mas há quantos anos ele é praticado? Os primeiros jogos oficiais foram disputados na Inglaterra, no século XIX, mas há registros de formas primitivas de futebol bem antes disso. As primeiras manifestações do esporte surgirão entre 3000 e 2500 antes de cristo, na CHINA.

Durante a Dinastia do Imperador Chinês HUANG-TI, era costume chutar os crânios dos inimigos derrotados. Os crânios que mais tarde seriam substituídos por bolas de couro. O esporte era chamado de STU-CHU, que em Chinês significa “lançar com o pé” (TSU) ” uma bola recheada “(CHU). O esporte foi criado para fins de treinamento militar, por Yangtsé, integrante da guarda do imperador, na Dinastia Xia em 2197 Antes de Cristo.

Na Grécia antiga, praticava-se o EPYSKIROS, um esporte disputado com os pés. A bola era feita de bexiga de boi e recheada com ar e areia. Os mais entre os anos 900 e 200 Antes de Cristo, na Península de IUCATÁ, atual México praticavam o jogo de pelota. Na linha de fundo havia dois templos, onde o atirador-mestre do time perdedor era sacrificado. Até hoje o jogo é preservado no México, onde há um campeonato nacional, sem sacrifício, é claro.

” O HARPASTUM” foi praticado por volta de 200 A.C. no Império Romano. Era disputado num campo retangular, dividido por uma linha. A bola era de bexiga de boi. Era um exercício militar, o que fazia uma partida durar horas.

Durante a Idade Média, na região onde atualmente fica a França, foi criado o SOULE, uma aversão do harpastum. O SOULE foi um esporte da realeza, praticado pela aristocracia.

Não é por acaso que os italianos chamavam o futebol de “cálcio”. O esporte foi criado em Florença, e por isso, chamado de cálcio Fiorentino.

O registro de um esporte mais moderno ocorreu na Inglaterra. Por muito tempo foi meramente um festejo para os ingleses. Em 1710 as escolas adotaram o futebol como atividade física. Criava-se assim, football em 1846. No BRASIL ele surgiu quando CHARLES MILLER deixou São Paulo e foi para Inglaterra estudar, e retornando em 1894, além do diploma, trouxe uniformes de times de futebol, um apito e uma bola. MILLER trazia ainda a experiência de alguns anos como centroavante do time de sua escola e da seleção do condado de Hampshire.

Até 1910, foi jogador. Depois, tornou-se árbitro, até 1914, quando se desligou do esporte. A partir de Charles Miller, o futebol passou a ser praticado regularmente no Brasil.

” O futebol é a alma que exprime nossa criatividade que transcende a nossa razão…???”

A COPA é a taça na qual todos sorvemos a ESPERANÇA, A COMUNHÃO e a UNIÃO de milhões de brasileiros…???

E o sonho esta chegando… O q nos espera após a copa…???