De novo a arbitragem

Não vai faltar quem diga na Secretaria Municipal de Esportes que este colunista está querendo pegar no pé das competições organizadas pela pasta. Porém, tem coisas que não podemos deixar passar. A maioria das equipes está reclamando da arbitragem da Copa Amizade.

Lembro do secretário Gustavo Sperotto falar em primar pela qualidade com a exigência de certificados de arbitragem. O problema é que os árbitros certificados na hora da licitação não estão vindo apitar na Copa Amizade. Pior, representantes dos clubes participantes denunciam que muitos deles não têm nem o certificado da Federação Gaúcha de Arbitragem. O despreparo é tão grande que fica claro no preenchimento das súmulas, com a marcação de resultados errados e advertências com cartão amarelo e vermelho identificadas de forma errônea.
Será que a cobrança pela qualidade ficou só na hora da apresentação do papel?

Como em Carlos Barbosa

Está na hora dos integrantes da Secretaria Municipal de Esportes e também dos clubes da cidade e do interior darem um pulinho na cidade de Carlos Barbosa para saber como é organizado um campeonato. Uma cidade com pouco mais de 26 mil habitantes, consegue fazer um campeonato empolgante, com transmissão de rádio e estádio cheio. Sem falar na organização da competição, que é respeitada e tem credibilidade em todo o estado. E nós aqui, como estamos? Ultimamente, não conseguimos reunir 10 clubes para competir no Distrital. Na cidade, só resta a Copa Amizade mesmo. Está mais do que na hora do nosso esporte ter um choque de realidade. Não basta ficar culpando a Semjel e ficar esperando as coisas caírem do céu. Vamos nos mexer.

O rúgbi também é delas

Quem pensa que o rúgbi é um esporte voltado apenas para o público masculino está redondamente enganado. Há alguns anos ele vem ganhando espaço em Bento Gonçalves com as mulheres. O time feminino do Farrapos vem ganhando novas adeptas e vai se firmando como uma das forças da modalidade no Rio Grande do Sul.

Para as mulheres que tiverem interesse em descobrir um pouco mais do esporte, está sendo organizado o primeiro Rugby Day feminino. Será no sábado, 31, a partir das 16h, no Estádio da Montanha Velha. É a oportunidade de ter uma grande aula de rúgbi e aprender um pouco mais sobre a modalidade e, por que não, vir a praticá-la.

O poder da influência

O Passo Fundo está mostrando uma força jurídica que o nosso Esportivo parece não ter. Na semana que passou o time da região do Planalto conseguiu adiar o julgamento de seu recurso Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro. O motivo: ninguém sabe dizer.

A estratégia fará com que o recurso do Esportivo seja julgado antes do Passo Fundo, que terá uma carta na manga para articular uma movimentação posteriormente. O responsável pela manobra é o advogado Mário Bittencourt (foto), famoso por conseguir manter o Fluminense na Série A do Brasileirão. Pior de tudo é saber que Bittencourt foi sondado pelo Esportivo que, mais uma vez, dormiu no ponto e perdeu o advogado, que tem ótimo trânsito no STJD, para o Passo Fundo. Agora nos resta rezar para que a situação seja revertida mesmo assim.