Três cães que vivem no canil municipal de Caxias do Sul ganharam um novo lar após participarem do Desfile da Independência, realizado no dia 7 de setembro. Taz, Derik e Dona Glades estavam entre os 70 animais levados para a atividade pelo Departamento de Proteção Animal (DPA), da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com o objetivo de aproximá-los da comunidade e aumentar as chances de adoção.
A iniciativa acabou tendo um resultado ainda mais positivo. Os três animais foram levados para casa por voluntárias que haviam se inscrito para ajudar na organização do desfile e acabaram se apegando aos cães.

Taz, de oito anos, esperava por uma família há sete anos. Resgatado pelo DPA após sofrer maus-tratos, apresentava lesões na face, nas orelhas e no corpo compatíveis com sarna. Segundo o departamento, ele também tinha comportamento bastante reativo no canil. Aos poucos, porém, a tratadora Rose conquistou a confiança do animal usando petiscos. Depois de anos à espera de um lar, Taz agora ficará definitivamente com ela.

A história de Derik também mudou durante a ação. Com apenas oito meses, ele foi resgatado em março junto com a mãe, cinco irmãos e outros quatro cães. Os animais viviam em condições precárias, entre entulhos, sem higiene adequada e sem acesso regular a água limpa e comida.
Derik participou de três eventos de adoção. Enquanto os irmãos encontraram novas famílias, ele sempre retornava ao canil. Para o desfile, a voluntária Laura levou o cachorro para casa para dar banho e prepará-lo para a participação. O que seria apenas uma ajuda temporária acabou se transformando em uma adoção.
Já Dona Glades, de 12 anos, ganhou um lar depois de ser resgatada em junho, no bairro Santa Fé. A antiga tutora havia morrido e um vizinho chegou a acolher a cadela, mas ela permanecia na rua, sem condições adequadas para um animal idoso.

Durante o desfile, Dona Glades conquistou a voluntária Cynthia, que decidiu adotá-la. Agora, ela terá companhia de outros cães idosos que já vivem com a nova tutora.
Para a coordenadora do DPA, Elisa Zanolla, o desfile serviu não apenas para apresentar os animais à população, mas também para aproximá-los de pessoas dispostas a ajudar.
“Como eram 73 animais, pedimos ajuda nas redes sociais e as pessoas atenderam ao nosso chamado. Muitos já acompanham nosso trabalho, são envolvidos com a causa, têm outros pets em casa e se sensibilizam com essas vidinhas”, destacou.
Segundo Elisa, a participação dos animais em eventos públicos pode contribuir diretamente para aumentar as chances de adoção. “A participação no desfile é uma forma para que mais adoções possam acontecer. Então hoje celebramos mais três cãezinhos ganhando vida nova”, comemorou.





