Brigada Militar afirma que cão investiu contra a guarnição e que disparo foi com munição não letal

Um cão comunitário foi baleado por um policial militar na noite desta terça-feira (27), no bairro Barrinha, em Campo Bom, no Vale do Sinos. O caso ocorreu durante uma abordagem policial e foi registrado por uma câmera de segurança.

O cachorro, conhecido como Negão, foi resgatado pela ONG Campo Bom Pra Cachorro e permanece internado em uma clínica veterinária parceira da entidade, onde recebe tratamento.

O episódio foi relatado pela vereadora Kayanne Braga. Segundo ela, a Brigada Militar realizava uma abordagem a pessoas em situação de rua, por volta das 20h30min, quando um dos policiais deu um passo para trás e pisou na pata do animal. Conforme o relato, o cachorro reagiu com um grito, mas não teria atacado o policial, que, mesmo assim, efetuou o disparo. A vereadora afirma acreditar que o PM possa ter se assustado no momento. Ela também relata que havia outros cães no local e que nenhum deles teria investido contra a guarnição.

Ainda de acordo com a vereadora, a região, uma área ribeirinha, passou a concentrar diversos animais comunitários após a enchente registrada em 2024. Após o disparo, um morador acionou uma assessora parlamentar, que foi até o local para auxiliar no resgate do animal.

Kayanne Braga informou ainda que, após o episódio, a Brigada Militar deteve e encaminhou um grupo de pessoas à delegacia.

Em nota, o 32º Batalhão da Brigada Militar afirma que o cão teria investido contra a guarnição, causando lesão na perna direita de uma policial, em razão de uma mordida, e que o disparo foi realizado com munição não letal para cessar a investida do animal.

A Brigada Militar informou ainda que os envolvidos foram encaminhados para exames de lesões corporais e, posteriormente, à Delegacia de Polícia para registro da ocorrência. Segundo a nota, as circunstâncias da abordagem estão sendo apuradas.

Nota da Brigada Militar – 32º BPM

“Durante abordagem a três indivíduos no bairro Barrinha, em Campo Bom, na noite desta terça-feira (27/01), em razão de resistência ativa e desacato por parte dos abordados, foi necessário o uso moderado e progressivo da força.

Durante a ação, um cão que se encontrava em via pública investiu contra a guarnição, ocasionando lesão na perna direita de uma policial feminina, em razão de mordida. Para cessar a investida do animal, um dos policiais efetuou um disparo com munição não letal.

Os envolvidos foram encaminhados para a realização de exames de lesões corporais e, posteriormente, à Delegacia de Polícia para a formalização da ocorrência.

As circunstâncias da abordagem estão sendo apuradas pela Brigada Militar, a fim de que todos os fatos sejam esclarecidos e não restem dúvidas quanto à atuação policial.

A Brigada Militar reafirma seu compromisso com a segurança da comunidade gaúcha e com a atuação dentro da legalidade, da técnica e do respeito aos direitos humanos e defesa dos animais.”

Foto: Reprodução/Redes Sociais