NA UCS ADOÇÃO DE CÃES
O Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) e o curso de medicina veterinária da Universidade de Caxias do Sul promovem neste domingo (26), mais uma edição do Vet Day. O evento ocorre das 14h às 17h, junto ao Bloco 56 do Campus-Sede, em frente ao lado do UCS Zoo, e terá como destaque uma feira para adoção de cães que hoje estão no Canil Municipal de Caxias. Interessados em adotar devem apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, exigências que incentivam a adoção responsável. FORÇA PARA OS PETS, ADOTE UM!
CRISE NA MEDICINA
Cerca de 45% dos médicos brasileiros já enfrentaram problemas de saúde mental. O dado é do levantamento Qualidade de vida dos médicos do Brasil 2025, feito no início do ano pela AFYA. No sul do país, o índice é ainda mais alto: 51%. O estudo analisou condições como estresse, depressão, ansiedade e burnout. A pesquisa, realizada de 29 de janeiro a 1º de abril de 2025 com uma amostra de 2.147 médicos brasileiros. Continuam as revelações sobre os estragos feitos pelo COVID e pelas ENCHENTES!
CONTRABANDO DE VINHOS
A 2ª Vara Federal de Santa Maria (RS) condenou seis homens por organização criminosa e descaminho. Eles atuavam na importação e venda de vinhos trazidos da Argentina sem o pagamento dos tributos devidos. Dois homens eram os responsáveis pela logística de introdução das mercadorias no território nacional, repassando os produtos na fronteira Argentina/Brasil para outros dois denunciados. Estes transportavam as mercadorias até a sede de uma empresa transportadora, em Santa Rosa, utilizada como depósito pela organização criminosa. Esta firma era gerenciada por outro integrante da organização, que utilizava a estrutura para encaminhar as garrafas de vinho de procedência estrangeira para terceiros. A pena de reclusão foi de quatro anos para cinco réus e de seis anos para um dos homens. Contrabando: bom para os vitivinicultores argentinos e ruim para os brasileiros.
JULGAMENTO INUSITADO
JANI FRANCISCO DO AMARAL, hoje com 58 anos, numa discussão ocorrida em julho de 2017, tentou, a golpes de facão, matar o filho Guilherme que tinha 22 anos. Durante o processo JANI teve um AVC, entrou na Sala de Julgamento numa cadeira de rodas conduzida pela mãe que tem 80 anos, uma cena que causou consternação. O filho pediu que o pai fosse perdoado, e um pedido de clemência foi proposto pela Defensoria Pública, acolhido pelos jurados por 4 votos a 2. No final do julgamento, a Defensoria Pública declarou que “a família agora está estruturada, o réu foi cuidado pelo filho após o AVC, a condenação não faria mais sentido”. Você absolveria o réu se fosse jurado?
A ERS-431
A ERS-431, que liga Bento a Linha Alcântara e Santa Bárbara, vem, ou vinha, sendo uma boa alternativa para quem vai a Passo Fundo passando por Guaporé. Com as enchentes tudo foi danificado, pontes, estradas, asfalto e o serviço de manutenção é precário denunciou o Vereador Gilmar Pessutto na Tribuna da Câmara, reclamando do descaso do DAER. É o Legislativo “botando a cara pra bater” junto ao Governo do Estado, em favor das melhorias que Bento precisa!
A NOSSA AMADA ITÁLIA
O Parlamento italiano aprovou um projeto de lei que muda profundamente o funcionamento dos serviços consulares para cidadãos e empresas no exterior. A nova legislação, que entra em vigor gradualmente até 2028, centraliza processos, redefine papéis dos consulados e moderniza a gestão da cidadania e do AIRE. O reconhecimento da cidadania italiana iure sanguinis (por descendência) será retirado dos consulados. A partir de 2028, os pedidos deverão ser enviados por correio a um novo Serviço Central do MAECI (Ministério das Relações Exteriores), criado especialmente para tratar dessas solicitações. Durante o período de transição (2026 e 2027), os Consulados só poderão receber a mesma quantidade de pedidos que conseguiram concluir no ano anterior, com um mínimo de 100 por sede. O prazo para análise da cidadania passa de 24 para 36 meses. Somente documentos originais em papel serão aceitos. Perdem, assim, os consulados da Itália sua força, eu disse perdem força, pela retirada de atribuições, e não a importância. Tudo está inserido num contexto do esforço da primeira Ministra GIORGIA MELONI, que encanta o Presidente Americano Trump, e considerada a segunda maior líder das nações europeias, e que ganhou as últimas eleições recentes levadas a efeito no país. Ela se esforça em reinventar a Itália que está com suas finanças em situação difícil e com dificuldades de toda ordem a ponto de até oferecer R$164 mil para brasileiros que quiserem começar a vida por lá, isso na TOSCANA, o VALE DOS VINHEDOS deles. Feroz, incisiva e contundente, Giorgia afirmou, recentemente, ao dar um “chega pra lá” a seus adversários políticos que “la liberta non consiste nel fare ciò che ci piace, ma nell’avere il diritto di fare ciò che si deve. Sono sempre stata una persona libera, lo sarò sempre, e per questo intendo fare esattamente quello che devo.” DÁ-LHE GIORGIA!
A BELEZA DAS ÁRVORES E O QUE PLANTAR
Entre as 6 flores de árvores frutíferas que se destacam entre as mais belas do mundo inteiro estão: Macieira e Pereira; Cerejeira; Limoeiro e Laranjeira; e, o Pessegueiro. E entre as 7 plantas com flor o ano inteiro, e que ainda, purificam o ar, figuram: a Gerbera; o Lírio-da-paz; a Lavanda; a Azaléa; a Orquídea; e, o Crisântemo. Para ilustrar, na foto, à direita, o empresário ELTON GIALDI com sua equipe de trabalho “povoando”, com árvores nativas, imóvel de sua propriedade no valioso e, no momento, contencioso, VALE DOS VINHEDOS.


O NOME MASCULINO MAIS BONITO
O nome mais bonito do mundo, de acordo com a ciência, é ZAYN, acreditem. A escolha está fundamentada na sonoridade, fluidez fonética e impacto emocional. Apesar de a beleza ser algo subjetivo, estudos mostram que certos sons e estruturas fonéticas tendem a despertar reações mais positivas nas pessoas. Foi com essa ideia que uma pesquisa da marca MY 1ST YEARS, liderada pelo linguista Bodo Winter, da Universidade de Birmingham, analisou diversos nomes masculinos e femininos para descobrir quais são os mais agradáveis ao ouvido. Os cinco eleitos mais bonitos, foram: 1. ZAYN – Este nome tem origem árabe e significa “beleza”, “graça” ou “puro”. É uma variante de “Zayn” ou “Zain”, que reflete elegância e charme, muitas vezes associado a alguém de personalidade cativante e harmoniosa. 2. JESSE – De origem hebraica, Jesse significa “presente de Deus” ou “aquele que possui riquezas”. É um nome bíblico, ligado ao pai do rei Davi, e transmite uma sensação de bondade e generosidade. 3. CHARLIE – Originalmente um diminutivo de Charles, Charlie tem raízes germânicas e significa “homem livre” ou “guerreiro”. É um nome descontraído e amigável, frequentemente associado à extroversão e lealdade. 4. LOUIE – Derivado do nome francês Louis, que vem do germânico “Hludwig”, Louie significa “guerreiro famoso” ou “ilustre na batalha”. Passa uma imagem de charme e confiança, com um toque clássico e sofisticado. 5. WILLIAM – Com origens germânicas, William significa “protetor decidido” ou “aquele que quer proteger”. É um nome forte e tradicional, frequentemente ligado à liderança e resiliência.
ANTÔNIO PRADO
Antônio Prado ganhou da ONU Turismo, o título de “umas das melhores vilas turísticas do mundo”. A cidade foi selecionada entre 270 candidatas de 65 países, e o anúncio feito na China, durante cerimônia global da ONU Turismo. O reconhecimento internacional do programa Best Tourism Villages By UM Tourism coloca o município entre os destinos turísticos mais sustentáveis e inovadores do planeta. Antônio Prado mostrou sua identidade singular, com arquitetura histórica preservada, a herança italiana e as paisagens de cartão postal. Nessa herança italiana está uma gastronomia que encanta os visitantes. É lá que se realiza a Festa Nacional da Massa (FenaMassa), a Noite Italiana, o Vino in Piazza e os filós — encontros típicos com música, vinho e comilança. A gastronomia de Antônio Prado acaba de ganhar também destaque estadual: o município é finalista do Prêmio Revista Sabores do Sul 2025, considerado o maior reconhecimento da gastronomia gaúcha. A lista surgiu da etapa de indicações, realizada entre 24 de junho e 14 de julho, quando o público gaúcho apontou seus favoritos. E pensar que o nosso CENTRO HISTÓRICO foi “dizimado”! Doce é a lembrança de quando nós, jovens de Bento, chamávamos ANTÔNIO PRADO de ANTÔNIO PARADO.