As fortes chuvas registradas nos últimos dias causaram deslizamentos de terra em diversos trechos do interior de Bento Gonçalves. Um levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), em conjunto com as subprefeituras, identificou mais de 20 locais com danos em estradas e estruturas, especialmente em áreas rurais.

No distrito de Faria Lemos, os deslizamentos ocorreram em comunidades como Vale Aurora, Alcântara, São Martinho, Santo Antônio da Paulina, Paulina, São Luís e Natividade. De acordo com a SMDA, os locais foram inspecionados por equipes técnicas da pasta.

Em Tuiuty, houve registros de problemas nas localidades de Linha Burati, Rosário, Km 2, Passo Velho, Pedra Lisa, Jabuticaba e São Luís. A cabeceira da ponte da Linha Burati foi levada pelo alto volume das águas.

O Vale dos Vinhedos também foi atingido. Na Linha Zemith, houve deslizamentos de terra e as cabeceiras de duas pontes foram danificadas — uma entre Zemith e Vale Aurora, e outra no trecho entre Zemith e Eulália. A região está recebendo a Operação Tapa-Buracos em trechos da malha asfáltica, realizada pela subprefeitura local.

Em São Pedro, a ponte da comunidade da Linha Busa teve danos estruturais na cabeceira.

Segundo o secretário da pasta, Luis Carlos De Mari, as equipes da SMDA atuaram durante o feriado para iniciar os reparos. Mais de 100 quilômetros de estradas estão em processo de recuperação. “Os serviços prosseguem nesta semana para que possamos restabelecer quanto antes a normalidade no interior”, afirma.

Apesar dos deslizamentos, não houve bloqueio total das vias, já que os moradores contam com caminhos alternativos para locomoção. A limpeza das estradas e a reconstrução das cabeceiras das pontes danificadas estão previstas para iniciar nesta segunda-feira, 23 de junho.

Fonte/Foto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura