Estou comentando nesse espaço há algum tempo que, na minha opinião, Lula não irá concorrer à reeleição em 2026. Essa é uma possibilidade que, nos últimos tempos somente, começou a ser ventilada mais amplamente especialmente pelo baixo índice de popularidade do atual presidente.
Claro que pesquisas refletem a opinião do momento mas, o que se está vendo no cenário político, é uma deterioração muito grande da imagem presidencial e, por consequência, de todo governo.


Onde está o presidente Lula?
No assunto do PIX, não apareceu.
No assunto atual do IOF, não apareceu.
No assunto INSS, apareceu pouco e, quando apareceu, foi para culpar os outros.
Desculpe, mas penso que todos os países precisam de líderes que lideram, líderes que assumem o comando das pautas, líderes que sinalizam para onde ir e são os primeiros a comandar as mudanças para ir na direção pretendida, líderes que assumem riscos e que pensam no povo e não somente, como parece ser, nas próximas eleições.
Lula delegou a ninguém a liderança desse país. O governo bate cabeça em quase todos os campos.
Numa das pautas mais importantes que é a econômica, o presidente está totalmente ausente. Largaram o Haddad sozinho e, pelo que parece, nem na ala petista ele tem apoio.
Haddad está perdido, tentando taxar, taxar e taxar para tentar livrar o governo de crime de responsabilidade e, nesse caso, possível impeachment. Só pensa em aumentar a arrecadação e, nunca, reduzir os gastos. Fácil né!!!!
Todo o plano do arcabouço fiscal já foi por água abaixo. Eu falei isso nesse espaço quando do lançamento do plano que a tendência era de não funcionar. E não funcionou.
A fraude do INSS estão colocando embaixo do tapete.
O IOF, medidas publicadas nessa semana, podem ser até inconstitucionais mas estão tentando ser postas goelas abaixo a toda população.
Penso que Lula não se arriscará a colocar em xeque sua carreira política concorrendo em 2026 podendo perder. Penso que ele vai querer deixar a carreira mais ampla como vencedor e não entrar num pleito podendo ser derrotado.
Isso pode mudar? Claro e ele concorrer pois isso é futuro e não sabemos tudo o que poderá acontecer. Mas creio que ele não concorrerá pois não arriscará sua trajetória até então.
Além do que esse governo Lula 3, na esfera econômica, ainda não disse ao que veio.
Pense nisso e sucesso.
Adelgides Stefenon é economista, mestre em marketing, consultor nacional e internacional, professor universitário por 25 anos e proprietário da Prestige Imóveis Especiais.