SIM, LIMITES!
Claro que, num país de “Nono Mundo” em se tratando de diversidade, inclusive intelectual, mas, notadamente POLÍTICA-PARTIDÁRIA, ao contrário dos países tidos como “cultos e civilizados”, a recepção de notícias, sejam quais forem, são recebidas assim, “politicamente partidárias”, por mais absurdo que isso possa parecer ao MUNDO REAL. Mundo Real é aquele formado pela “vida inteligente”, ou seja, por aquelas pessoas que sabem, perfeitamente, diferenciar “opiniões”, o que é “liberdade de expressão” e “libertinagem de opiniões, palpites e desinformações” e que entendem muito bem até onde vão as liberdades individuais e que elas TÊM LIMITES.
POBRE BRASIL!
Nesses momentos, a indicação de Fernanda Torres, atriz do filme “AINDA ESTOU AQUI”, ao prêmio máximo que é o OSCAR, é que se tem plena noção de até que ponto vai a politicagem partidária, contaminada, doentia, inconsequente, sem noção, fanatizada. Ao ser mundialmente divulgada tal notícia, as reações de parte o público que “se acha”, explodem no esgoto das redes sociais e, até mesmo, por mais absurdo que possa parecer, nas “abalizadas” opiniões de muitos que se autointitulam “influencers” e como “imprensa independente” (independente de que, cara-pálida?) para criticar, por motivos FLAGRANTEMENTE POLITICO-PARTIDÁRIOS, não pela qualidade o filme e, pasmem, para ZERO SURPRESA da “vida inteligente”, até a atriz FERNADA TORRES.
PODE ISSO, ARNALDO?
Claro que opinião é como…e que cada um tem o seu e a sua, mas há coisas que transcendem o limite da simples e opinião. Ela deixa de ser opinião e se torna uma “postura”, alienada de fundamentos ou razões fáticas, com visível intuito de menosprezar qualidades e, mesmo, o DIREITO de outros. O filme “AINDA ESTOU AQUI” pode, sim, agradar ou não, mas pela QUALIDADE artística dele. Mas, a critica pelo seu conteúdo fático, histórico, somente QUEM VIVEU os terrores da ditadura militar, que tomou conta do poder e aplicou em TODO o povo brasileiro que ousasse discordar dela, pode falar a respeito. Certo, Arnaldo?
INFORMAR-SE É BOM!
Desgostar ou criticar por “ouvir falar” ou por motivos político-partidários é, no mínimo, temerário. Muitos que não só desconhecem os horrores impostos pela ditadura militar-civil, mas sequer assistiram ao filme “AINDA ESTOU AQUI” se dão ao luxo de criticá-lo. Pior, muitos sequer tomaram conhecimento dos FATOS REAIS que o povo brasileiro viveu naquele período. Opinião? Liberdade de expressão? Fazer qualquer coisa que não agradasse aos “gorilas” do poder e seus comandados? Coitados dos que não “batessem os cascos aos poderosos de então”. Eu vivi aquele período, mas não alienadamente. E tentar informar-se, na época, era só pelos “meios oficiais”, ou seja, a imprensa CENSURADA.
MAS, COMO?
Eu buscava informações e explicações da forma possível, percebendo que havia “liberdade de expressão”, desde que FOSSE FAVORÁVEL ao que os poderosos de então faziam ao seu bel prazer, apoiados pelos que usufruíam das benesses a eles oferecidas. Sim, claro, muitos civis estavam ao lado dos “comandantes de plantão”, inclusive políticos baba-ovos que agiam para se manter no cargo. Contrariar? Ser opositor? Nem pensar! Mandato cassado, expulsão do Brasil ou… Pois é, Rubens Paiva não conseguiu sobreviver. Foi torturado e assassinado, como muitos, pela ousadia de discordar com o regime imposto.
MATARAM MUITOS
Não conseguiram, porém, MATAR OS FATOS E A HISTÓRIA. Um dia, talvez não muito distante, os brasileiros poderão ter acesso a tudo o que aconteceu. Houve opositores ao regime que extrapolaram com seus atos? Sim, certamente! Mas, qual era a alternativa? Hoje os opositores, sejam de qualquer partido ou ideologia, usam e abusam do “direito” de mentir, atacar, ofender, caluniar, injuriar, distorcer fatos ao seu bel prazer. Definem “liberdade de expressão” como algo ilimitado. Gostaria de ver como seriam punidos nessa atual “liberdade de expressão”, pelo regime militar de 1964. Assista ao filme “AINDA ESTOU AQUI” e, pois, pense a respeito.
FERNANDA TORRES
Eu já era fã incondicional de Fernanda Torres pelas suas fantásticas atuações no seriado “TAPAS E BEIJOS”. Receber o “GLOBO DE OURO” como “melhor atriz” pelo seu desempenho no filme “AINDA ESTOU AQUI”, não foi surpresa. Mas, a indicação do filme para o OSCAR e dela como “Melhor Atriz”, ah, foi! Conquistar o ambicionadíssimo troféu? Bem, aí é outro departamento. Vamos esperar o dia 02 de março. Se o OSCAR não vier, já se sabe QUEM ficará satisfeito, né?
Últimas
Primeira: Para quem não sabe ou não entendeu ou valorizou o que significa “indicação” para o GLOBO DE OURO ou para o OSCAR, basta buscar informações. Não são indicações de politicagem de “direita” ou de “esquerda”. São para apontar as melhores obras e atores;
Segunda: E atualmente, grandes filmes e atores não estão limitados aos Estados Unidos. No mundo todo se fazem filmes e surgem atores de ótimo nível. Esse Globo de Ouro e as indicações ao OSCAR, portanto, são motivos de orgulho para a arte brasileira;
Terceira: Putz! Nos Estados Unidos também aceitam “merdas políticas”. Biden decreta o perdão para familiares condenados. Trump decreta o perdão para destruidores do Capitólio e assassinos que faziam parte de horda de dementes bandidos. O mundo verá imitações disso tudo? Criminosos condenados pela justiça, “perdoados” por políticos? A conferir!
Quarta: Trump não perdeu tempo. De cara tirou os Estados Unidos do Acordo de Paris, assinado por 200 países, que objetiva conter o aquecimento global. Irá incentivar o uso do petróleo como combustível e detonará os carros elétricos;
Quinta: As consequências de tudo isso serão sentidas mais intensamente pelas futuras gerações (muito próximas). O pior disso tudo é que Trump tem apoiadores da extrema direita (a maioria sequer sabe o porquê o fazem) até no Brasil;
Sexta: A Policia Rodoviária Federal, FINALMENTE, está usando drones para filmar as infrações gravíssimas de trânsito que são cometidas, a todo o instante, na BR-470, entre Carlos Barbosa e Veranópolis e, obviamente, aplicar as MULTAS previstas no CTB;
Sétima: Tenho sido alvo de buzinaços de motoristas que protestam porque estou obedecendo a velocidade ESTABELECIDA pelas PLACAS. E, não raro, me mostram o dedo médio em riste;
Oitava: Quem sabe PRF coloque mais uns três ou quatro radares móveis em ação, com mais policiais, principalmente entre Bento e Carlos Barbosa? Com os drones e radares móveis, os “airton sena” do trecho que coloquem as barbas de molho e as mãos no bolso com o pagamento das multas. Os bons e conscientes motoristas aplaudiriam, certamente.