No sábado, 19 de outubro, a Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves (SMS) promoverá uma ação de saúde pública na famosa Via del Vino. A unidade móvel estará disponível das 8h às 12h para realizar testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C, em uma iniciativa voltada para a prevenção e conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
A sífilis, uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum, é transmitida principalmente por relações sexuais desprotegidas, mas também pode ser passada de mãe para filho durante a gestação e o parto. Segundo dados da vigilância epidemiológica de Bento Gonçalves, entre 2010 e 2023, foram notificados 3.416 casos de sífilis, incluindo adultos, gestantes e casos congênitos. Dentre esses, 568 foram registrados em gestantes, representando 16,6% do total. As mulheres continuam sendo as mais afetadas, com 1.990 casos, ou seja, 58% das notificações.
Além dos testes, a SMS disponibiliza medicamentos, como a penicilina benzatina, que é crucial para o tratamento da sífilis, e insumos de proteção, como preservativos masculinos e femininos.