O prefeito é o chefe do Executivo Municipal, responsável por coordenar todas as políticas públicas e a gestão geral da cidade. Assim como o governador e o presidente da República em suas esferas, o prefeito atua no âmbito local. O vice-prefeito tem a função de substituir o prefeito em sua ausência, seja por motivo de missão fora da cidade, saúde ou licença. Durante o mandato de quatro anos, o prefeito deve desenvolver políticas públicas que garantam o bem-estar da população, ouvir e atender às demandas dos moradores, além de proteger o patrimônio histórico-cultural do município.

Entre as responsabilidades do prefeito estão garantir o transporte público e a organização do trânsito, pavimentar ruas, construir e preservar espaços públicos e apresentar projetos de lei à Câmara Municipal. Ele também sanciona ou veta projetos aprovados pelos vereadores, zela pelo meio ambiente, pela limpeza e pelo saneamento básico, além de arrecadar e administrar a aplicação dos impostos municipais. Outro ponto importante é a implementação e manutenção de postos de saúde, escolas e creches municipais.

A eleição para prefeito e vice-prefeito é realizada por votação majoritária, seguindo o mesmo processo utilizado para a escolha de governadores e presidentes da República. Em Bento Gonçalves, as três chapas candidatas apresentam, de forma sintética, os motivos pelos quais acreditam merecer a escolha do eleitorado no domingo, 6 de outubro. A ordem das justificativas foi definida de acordo com o número de cada candidato.

Jorge e Dall’Agnol – 13

“A minha candidatura não é uma candidatura de desejo individual. Ela nasceu de uma construção coletiva. Sinto-me orgulhoso por representar a Federação Brasil da Esperança, em especial o Partido dos Trabalhadores. Aceitei este desafio porque também é meu desejo de coordenar um novo projeto, diferente do executado nos últimos anos no Poder Público Municipal. Sempre sonhei em poder um dia oferecer a população de Bento Gonçalves a minha colaboração. Esta terra que aprendi a amar e que me deu tantas oportunidades para construir a minha vivencia.

Construímos um Programa de Governo com ampla participação da sociedade. Durante a campanha tivemos a oportunidade de dialogar com os bento-gonçalvenses, apresentando nossas propostas e ouvindo das pessoas as suas necessidades. Agora cabe aos eleitores decidirem se querem continuar com os mesmos projetos, representados pelos outros dois candidatos, ou votar num projeto diferente de gestão que modernize a cidade e prepare condições para que Bento Seja o Futuro…”.

Diogo e Amarildo – 45

“Temos uma trajetória de serviços prestados ao cidadão de Bento Gonçalves. Aliado a isso, temos a experiência de uma gestão que enfrentou a pandemia, a crise com a empresa terceirizadora que afetou o nosso agricultor, as enchentes e deslizamentos. Temos a experiência de quem superou os desafios de cabeça erguida. E, o mais importante: não fizemos sozinhos. Fizemos juntos e do jeito de Bento.

O trabalho deve continuar e temos propostas claras para a nossa cidade. O futuro que queremos para Bento Gonçalves é de desenvolvimento, avanços na educação com mais vagas em creches; na saúde, com o Hospital Público, ampliação de cirurgias, atendimento noturno e farmácia 24h; na segurança, com mais efetivo e bases avançadas da GCM nos bairros. Propostas claras em todos os setores para fomentar o turismo, gerar oportunidades de emprego e incentivo aos novos empreendimentos; ampliar o Bento em Ordem; o cuidado com o bem-estar animal; a valorização dos servidores, atletas e artistas. Na infraestrutura, mais asfalto nos distritos e na cidade; perimetral para agilizar o trajeto entre a zona norte e o distrito industrial; ampliação de linhas de ônibus. Vamos continuar entregando uma Bento cada vez melhor para o nosso cidadão e, também, sempre cuidando do interior, do nosso agricultor.

Eu e o Amarildo temos um compromisso com você, e reafirmamos nossa missão de cuidar das pessoas. Nosso agradecimento a todos. Contamos com sua confiança neste 6 de outubro e pedimos o voto no 45”.

Caleffi e Pasqualotto – 55

“Sou Paulo Vicente Caleffi, casado com a Margarete há 52 anos, pai de dois filhos e avô de cinco netos. Me preparei muito ao longo de toda a minha vida para chegar nesse momento e estar preparado para ser prefeito de Bento Gonçalves. Sempre trabalhei em prol da minha comunidade, auxiliando entidades que prezavam pelo desenvolvimento empresarial e social. Fui o primeiro presidente da ExpoBento, fiz parte do lançamento da pedra fundamental da Casa das Artes, trouxe o SEST/SENAT, edições dos eventos da Transposul, entre tantas outras coisas. Enquanto deputado federal, destinei dois milhões de reais para o hospital. Sempre estive com meu gabinete aberto a nossa cidade. Sei como fazer, sei como captar recursos, tenho excelente relacionamento em Brasília, e isso vai permitir que possamos avançar mais em Bento Gonçalves. Meu plano de governo é pautado por inúmeras propostas baseadas nas necessidades das pessoas. Priorizarei a saúde, finalizando o hospital, e a educação, garantindo vagas de creche. É triste ver tantas pessoas sofrendo na espera por uma cirurgia e pais e mães sem ter com que deixar seus filhos, até perdendo seus empregos por isso. É hora da mudança, dê seu voto de confiança a mim. Serei mais um servidor público, que trabalhará ao lado de todos. É assim que irei conduzir meu mandato. Se você deseja conhecer os detalhes das minhas propostas acesse o site caleffiepasqualotto55.com.br para conhecer todos os detalhes da mudança que iremos fazer em Bento”.

Fotos: Majola, Helio Werneck e Ascom PT / Divulgação