Parte da estrutura da nova ponte que vai devolver a ligação entre os municípios de Bento Gonçalves e Cotiporã chegou ao local de montagem na quinta-feira, 4 de outubro. As peças de aço, que somam cerca de 60 toneladas, devem ser colocadas na estrutura em até 15 dias após o início do processo de montagem. De acordo com a equipe de engenharia responsável pelo trabalho, a expectativa é de que em duas semanas já seja possível dar início a esta nova etapa.
A nova ponte será construída graças ao Programa de Aceleração Pontes do Sul, que conta com a parceria da JB Engenharia e da Alsus Infra, com recursos provenientes do Governo Federal. Segundo o engenheiro Jeferson Dal Bello, idealizador do programa, informou que os trabalhos tiveram que ser suspensos temporariamente devido ao alto nível do rio, em decorrência das chuvas constantes que afetaram a região. “A montagem depende diretamente do tempo, e estamos otimistas para dar início aos trabalhos conforme o cronograma,” afirmou Dal Bello.
Ponte entre Cotiporã e Dois Lajeados
Também avançam as obras de construção da ponte que liga Cotiporã a Dois Lajeados. A previsão é de que os trabalhos comecem na segunda-feira, 7 de outubro, e durem, aproximadamente 10 dias. Após a montagem da estrutura, a pista receberá a concretagem.
O prazo de finalização das obras porém, depende das condições climáticas.
Foto: Isaac Mello / Reprodução