Evento alusivo à data ocorreu em 26 de agosto e contou com a presença de oficiais, soldados e familiares

O Exército Brasileiro celebrou no domingo, 25 de agosto, o Dia do Soldado. A formatura alusiva a data foi realizada na segunda-feira, 26, pelo 6º Batalhão de Comunicações de Bento Gonçalves (6ºBCom). A celebração é lembrada devido ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, conhecido como o Duque de Caxias. Este ilustre oficial foi agraciado com o título de patrono do Exército Brasileiro, como um reconhecimento de sua notável carreira.
A comemoração possui relevância histórica para o Brasil, e não apenas ocorre para a celebração da figura de Duque de Caxias, mas também como um momento de reflexão sobre o papel fundamental que os soldados desempenham

O primeiro Tenente Mateus Souza e o segundo sargento Vinicius dos Santos foram condecorados com as medalhas de passador de bronze, devido ao reconhecimento dos anos de serviços prestados.
A condecoração de ouro com passador de ouro, é entregue em reconhecimento a 30 anos de serviços e foi entregue o segundo tenente Rosley Dari.

A medalha “sargento Marques Volpe Filho”, dada em reconhecimento a dedicação e interesse pelo aprimoramento profissional, foi entregue ao primeiro sargento Solano Martins da Luz, o segundo sargento José Mar Fernandes e o segundo sargento Vinicius.
Por fim, a medalha “exército brasileiro”, dada a distinguir cidadãos e instituições civis brasileiras ou estrangeiras, das forças auxiliares que têm praticado ação destacada o serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do exército brasileiro, foram entregues ao policial rodoviário federal, Leandro Portes de Oliveira e o policial rodoviário federal, André Benedetti.

Na ocasião, o tenente-coronel Rodrigo Luís Rosa da Silva, engrandeceu os feitos dos militares nos últimos desastres que assolaram o estado. “Nos últimos acontecimentos em nosso município, por ocasião da Operação Taquari Il, demonstraram todo profissionalismo e comprometimento do soldado do Exército, que estende sua mão amiga para a sociedade, arriscando suas vidas em vários momentos para tentar amenizar o sofrimento das pessoas afetadas pelos deslizamentos e enchentes, não só no município de Bento Gonçalves, mas em deslocamentos à Porto Alegre, Santa Tereza, Garibaldi e Carlos Barbosa. Saibam que, direta ou indiretamente, a nossa ajuda foi importante ao lado dos que lá estavam, sejam civis ou militares, vocês demonstraram o espírito pacificador do nosso Duque de Caxias”, declara.