A vistoria da nova balsa instalada no Rio Taquari, prevista para iniciar a travessia entre os municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul, foi adiada. Originalmente programado para esta terça-feira, 6 de agosto, o procedimento da Marinha Brasileira agora está agendado para a quinta-feira, 8 de agosto. De acordo com a Secretaria Estadual de Logística e Transportes (Selt), o adiamento se deve a uma necessidade adicional de registro da nova balsa na Marinha, processo que difere do utilizado para a balsa anterior. “Antes da vistoria, é necessário que a balsa seja inscrita na Marinha. A Capitania se prontificou a agilizar os processos, mas a vistoria só poderá ser executada após o registro ser concluído”, informa a nota oficial.
Com isso, a nova previsão para o início das travessias está marcada para sexta-feira, 9 de agosto.
Enquanto isso, os motoristas enfrentam dificuldades devido ao bloqueio na ERS-431, na altura do quilômetro 26. O bloqueio é resultado dos deslizamentos de terra ocorridos no início de maio, e a empresa Encopav, contratada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), continua os trabalhos de remoção e reconstrução da rodovia.
Os motoristas que seguem no sentido Bento Gonçalves-São Valentim do Sul devem desviar pelo acesso secundário, utilizando as rotas alternativas pelas comunidades de Boa Vista ou Linha Santana para alcançar seu destino. A Selt e o Daer pedem compreensão e paciência aos usuários da estrada durante este período de ajustes e obras.