Noite foi marcada pela emoção e alegria das candidatas, familiares, torcidas e do público que lotou o espaço para conferir a escolha do novo trio
O trio que vai representar a 20ª edição da Festa Nacional do Vinho em 2025 foi escolhido na noite de segunda-feira, 15. : Laura Caroline Pouluk Strozak, de 25 anos, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, foi escolhida como Imperatriz do Vinho, juntamente com Yasmin Luiza de Lima Barbacovi, de 21, representado a Associação dos Surdos de Bento Gonçalves e primeira candidata surda eleita para a compor a corte e Graziele Miszevski, de 31 anos, representante da Associação de Moradores do Bairro Santa Helena, que serão as Damas de Honra.
A disputa contou com 12 concorrentes que, durante pouco mais de 70 dias, iniciaram uma intensa agenda de compromissos e preparações para o concurso, agendado para ocorrer em junho, no entanto, adiado em decorrência das chuvas do início de maio.
Durante a preparação, as candidatas cumpriram intensa agenda que envolveu imersão na cultura local, reconhecimento dos atrativos turísticos e, também, oportunidades de enriquecimento pessoal, como dicas de comportamento, moda, oratória, entre outras.
Para escolher o trio, integraram o corpo de jurados Cláudia Alberici Pinto Mattiello, Imperatriz da 14ª Fenavinho; Claudia Remus, primeira-dama do município; Erci Grapigilia, primeira presidente mulher da Fenavinho; Cristina Carniel, gerente de Marketing e Mercado Interno do Consevitis-RS; Marcelo Bettoni, gerente da agência Sicredi Agro; Rogério Capoani, ex-presidente do CIC-BG e integrante do Conselho Superior da entidade; e Vanessa Stefani, Enóloga do Ano 2023. Ainda, integraram o júri como anfitriãs, mas sem participação na votação, a 2º vice-presidente para Assuntos de Prestação de Serviços do CIC-BG, Jaqueline Tonietto, e as atuais soberanas da Fenavinho.
Na noite, elas foram avaliadas pela simpatia e cordialidade, desenvoltura, beleza, tranquilidade e naturalidade.
Durante a última etapa do concurso, as candidatas realizaram desfiles em grupo e individuais, evidenciado a particularidade de cada uma delas. Para cada momento, uma coreografia que tinha por objetivo exaltar a chegada dos primeiros imigrantes à região, oportunizar à reflexão dos dias atuais e também ressaltar a alegria e a cultura do povo italiano.
Despedida da corte da 19ª Fenavinho
Antes do anúncio final, as atuais soberanas discursaram e assistiram a um audiovisual que relembrou toda a jornada da Imperatriz do Vinho, Ana Paula Côrtes Foresti e das Damas de Honra, Liege Sobirai e Thaís Dall’Osbel Centenaro.
Em sua manifestação, Ana Paula relembrou o legado que o trio vai deixar ao final do reinado. “Embora nossa jornada como soberanas chegue ao fim, sabemos que o legado da Fenavinho continuará vivo em nossos corações e em nossa comunidade, que possamos todos juntos seguir celebrando e promovendo a nossa cultura, nossos vinhos e a nossa tradição”, disse. “Esse ciclo foi repleto de experiências inesquecíveis aprendizados valiosos e momentos de grande emoção”, conta Liege. Para Thaís, estar na corte foi um compromisso com a história de Bento Gonçalves. “É um compromisso também com nossos produtores de vinho e com todos que de alguma forma contribuíram para a grandiosidade deste evento. Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão a todos que nos apoiaram ao longo desta jornada”, conta.
Lideranças destacam a importância do concurso
O presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Carlos Lazzari, enfatizou em seu discurso, a importância da escolha do novo trio de soberanas que, acima de tudo, nirão levar o nome da Fenavinho e de Bento Gonçalves para todo o Brasil durante visitas e atividades de divulgação do evento. “Encanta a nós todos saber que tomamos a melhor decisão em trazer a escolha da corte para dentro da Fenavinho, oportunizando que a nossa comunidade e região pudesse vivenciar essa experiência, não ficando restrita somente com aos familiares, amigos e torcida das candidatas”, disse.
A coordenadora do Comitê da 19ª Fenavinho, Patrícia Pedrotti, comparou a escolha à força representativa da mulher que sempre foi sustentáculo das famílias no passado e segue, hoje, sendo esse alicerce. “Desde o tempo da imigração, a mulher é protagonista em nossa cultura, em nossas comunidades. Ter mulheres fortes e protagonistas é uma tradição que segue viva entre nós. Prova disso são as 12 candidatas que participam da escolha neste ano. São mulheres destemidas, corajosas, dispostas a se entregar em prol de uma causa coletiva, a nossa Fenavinho”, afirma.
O diretor-geral da 32ª ExpoBento, Tiago Casagrande, também valorizou o papel da mulher na sociedade em seu pronunciamento. “Estamos enaltecendo o protagonismo da mulher na nossa comunidade, no desenvolvimento da nossa sociedade, no empreendedorismo e, de forma muito especial, na história da Fenavinho”, lembra.
A coroação oficial do trio acontece no dia 4 de outubro, durante a Noite de Gala de Vinhos e Espumantes.
Fotos: Augusto Tomasi / Reprodução