A segunda-feira, 29, no Rio Grande do Sul será marcada por chuvas em diversos pontos. No entanto, a expectativa é de que com a chegada de ar quente, é esperada uma significativa elevação da temperatura, proporcionando uma tarde de calor e abafamento. Enquanto isso, a instabilidade segue em direção ao Sul, o que provocará tempo instável nas regiões Oeste, Centro e Sul.
Em algumas localidades, a previsão é de que ocorram chuvas fortes, podendo atingir de 50 a 100 milímetros, aumentando o risco de alagamentos. Também há a possibilidade de ocorrência de temporais isolados.
Em Bento Gonçalves, o dia iniciou com chuva fraca e temperaturas amenas, com previsão de manutenção dessas condições ao longo do dia, com mínimas de 19ºC e máximas de 29ºC.
O alerta de grave risco hidrológico e meteorológico no estado, com previsão de chuvas excessivas a extremas e uma alta probabilidade de cheias e enchentes, especialmente na primeira semana de maio ainda segue em vigor. Segundo os institutos de meteorologia, a massa de ar excepcionalmente quente sobre o Brasil intensificará sobre o Centro do país nesta semana, sob um padrão de bloqueio atmosférico.
Ao mesmo tempo, a atuação de ar mais frio em vários dias sobre a Argentina gerará um grande contraste térmico nas latitudes médias do continente. O Rio Grande do Sul estará na zona de transição entre essas duas massas de ar, resultando em instabilidade frequente e chuvas abundantes.