Uma nova possibilidade de transporte está sendo discutida para ligar a capital gaúcha, Porto Alegre, à cidade de Gramado, na Serra Gaúcha. A ideia envolve a criação de uma linha de trem que percorrerá os 84 quilômetros entre as duas cidades, com a viagem estimada em cerca de uma hora.
A proposta, que vem sendo desenvolvida há aproximadamente dois anos, já despertou o interesse de pelo menos três empresas de turismo da região. Elas planejam a instalação de um veículo de superfície, com capacidade de atingir até 130 km/h, o que proporcionaria uma viagem rápida e confortável.
Para que o projeto saia do papel, as empresas responsáveis – RG2E Engenharia Consultiva, STE Engenharia e BF Capital – estão buscando possíveis investidores. O projeto já foi apresentado ao governador do estado, Eduardo Leite, em março deste ano, e aguarda autorização para dar início às obras, previstas para começar em até três anos, após a obtenção de todas as licenças necessárias.
Segundo a proposta, as viagens de trem ocorreriam regularmente ao longo do dia, com partidas a cada hora entre 7h e 9h e a partir das 10h, a cada 30 minutos, até as 22h. Além disso, existe a possibilidade de uso da linha para transporte de carga durante o final da noite e madrugada.
A expectativa é que a linha de trem não só facilite o acesso entre Porto Alegre e Gramado, mas também contribua para o desenvolvimento econômico e turístico da região, criando novas oportunidades de negócios e melhorando a mobilidade urbana.
Foto: Reprodução