O processo de tornar público o Aeroporto Municipal de Bento Gonçalves foi concluído pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. O espaço segue sendo administrado pela Prefeitura de Bento Gonçalves, mas deixa de ser registrado como equipamento da iniciativa privada e passa a ser público, podendo receber recursos da União. O processo deve ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União. Desta forma, o aeroporto poderá investir em voos comerciais, serviços de táxi aéreo, entre outros.
Nesta semana, as obras do terminal de passageiros do aeródromo de Bento Gonçalves, localizado entre os bairros Caminhos da Eulália e São João, foram finalizadas, sendo um importante marco para a aviação da região. Desde 2016, quando foi inaugurada a pavimentação asfáltica da pista de pouso, o município aguarda pela possibilidade de poder receber voos comerciais
De acordo com Luís Carlos Heinze, senador do PP, a iniciativa vai promover novas oportunidades de negócio para a Serra Gaúcha. “Alterar a administração de privado para público, nesse caso, é uma necessidade, pois o aeródromo exige investimento da União para que todo potencial seja explorado. Vamos abrir as portas de Bento para o empreendedor e para os moradores”, ressalta.