O Corpo de Bombeiros Milita de Bento Gonçalves, foi acionado no domingo, 31 de março, para atender a uma ocorrência de desobstrução de via aérea envolvendo uma criança de apenas 40 dias de vida. O incidente ocorreu por volta das 13h, quando a menina chegou ao quartel dos bombeiros na avenida Osvaldo Aranha, conduzida por seus pais.
Segundo relatos, a criança havia acabado de mamar e, em seguida, perdeu a capacidade respiratória. Ao perceberem a gravidade da situação, os pais levaram imediatamente a menina até o quartel em busca de ajuda. Ao chegar no local, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar prontamente abordou a criança e iniciou as manobras de Heimlich, técnica utilizada para desobstrução das vias aéreas. No caso de bebês, essa manobra consiste em colocar o bebê de bruços sobre os braços enquanto se fazem compressões entre as escápulas até que o objeto que está causando a obstrução seja expelido.
Felizmente, o objeto que obstruía as vias aéreas da criança foi removido logo após o início das manobras de desobstrução. A pequena foi prontamente estabilizada pela equipe dos bombeiros e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima para receber os cuidados médicos necessários.
Apesar do susto, a criança estava estável e sendo devidamente conduzida para avaliação médica.