Um estudo realizado na Austrália indica que o consumo de pizza e hambúrguer podem estar associados ao risco maior de Alzheimer. As informações foram publicadas em um jornal científico especializado na doença. De acordo com pesquisadores de duas universidades australianas, Bond e Griffith, pessoas que exageram no consumo de alimentos processados e à base de carne apresentam risco maior para o Alzheimer.
Para chegar à conclusão, eles compararam os hábitos alimentares de 438 adultos: 108 tinham o diagnóstico de Alzheimer e 330 eram saudáveis.
Os cientistas observaram que as pessoas com Alzheimer comiam com frequência alimentos como mente alimentos pizza, hambúrguer, salsicha e presunto, por exemplo. E, ao mesmo tempo, não comiam tratas frutas e vegetais.
De acordo com eles, isso pode indicar que os alimentos ultraprocessados interferem negativamente nas habilidades cognitivas da pessoa, por terem menos nutrientes e fibras e mais substâncias prejudiciais, como açúcares, sal e gordura.
O Alzheimer é o tipo de demência mais comum entre idosos. Causa a perda progressiva das funções cognitivas e afeta diretamente a memória. As causas exatas da doença não são conhecidas.
Foto: Fe