O número de atendimentos realizados durante todo o ano passado no Instituto do Câncer Tacchini, em Bento Gonçalves, ultrapassaram a marca de 30,2 mil, conforme dados divulgados pela instituição de saúde. Segundo as informações, entre consultas e revisões, foram mais 1.752 atendimentos a mais do que os registrados ao longo de 2022.
No ano passado, a média mensal de consultas e revisões no setor de quimioterapia foi de 2.125 e de radioterapia 398. Os números representam um acréscimo de 5,8% em atendimentos na comparação com 2022.
As sessões de tratamento também aumentaram no último ciclo em relação aos anteriores. Em 2021 foram registradas 25.296, em 2022 a quantidade aumentou para 25.740, e em 2023 foram 27.900. Os dados representam um acréscimo de pouco mais de 7,8%. Ao todo, no último ano, foram realizadas 16.956 sessões de quimioterapia e 10.944 sessões de radioterapia.
A coordenadora de enfermagem do Instituto do Câncer do Hospital Tacchini, Gislaine Grapiglia, ressalta a importância do trabalho desenvolvido ao longo do ano e garante que a detecção precoce da doença é um dos principais fatores para o bom êxito do tratamento. “Nosso objetivo é oferecer sempre o melhor tratamento e, consequentemente, obter o melhor desfecho possível em cada caso. Mensalmente avaliamos 11 diferentes indicadores assistenciais para garantir uma melhoria contínua na qualidade do atendimento. Paralelo a isso, continuamos as ações voltadas à prevenção e detecção precoce do câncer. Quanto mais precoce a detecção, menos invasivos os tratamentos e maiores as chances de sobrevida”, garante.
Localizado dentro do complexo do Hospital Tacchini, com acesso pela rua General Osório, o Instituto do Câncer do Tacchini possui uma área total de 1.500m², divididos entre os setores de quimioterapia, radioterapia, ambulatórios e Unidade de Pesquisa em Saúde.
O setor de quimioterapia e oncologia clínica possui oito consultórios, 24 poltronas e 7 box para tratamento quimioterápico. Já o setor de radioterapia possui quatro consultórios e um equipamento de radioterapia.