Por Fernanda D’Arrigo
Bento Gonçalves, cultura e coração empreendedor da Serra Gaúcha, agora abraçam um novo desafio: a inovação. O movimento INOVABento, surgido da determinação regional em manter-se competitiva e inovadora, é um ator desta transformação, fomentando, promovendo o provocando a comunidade.
Este ano, o INOVABento está concorrendo com um projeto na Consulta Popular, iniciativa do governo gaúcho, que destina R$ 55 milhões aos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Para a Serra prevê-se quase R$2 milhões em 4 projetos.
O projeto HUB DE INOVAÇÃO propõe uma gama de iniciativas, incluindo hackathons, demodays, fóruns de inovação, qualificações em metodologias de inovação e treinamentos visando fortalecer a cultura de inovação e a competitividade local. Este esforço coletivo é um chamado à ação para toda a comunidade, demonstrando a importância da inovação como motor do desenvolvimento regional.
A proposta é capitaneada pelo INOVABento, como pioneiro nesta jornada, mas estende-se aos municípios de Garibaldi, Carlos Barbosa, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Farroupilha, São Marcos, Veranópolis, Nova Prata, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, entre outras simbolizando um esforço conjunto para um futuro mais próspero e inovador.
A votação ocorre entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, e pode ser acessada pela página www.vota.rs.gov.br ou mandando uma mensagem pelo WhatsApp para o número (51) 3210-3260. Para votar é necessário o título de eleitor e nome completo. Depois do fácil acesso, basta escolher o projeto HUB DE INOVAÇÃO REGIONAL e confirmar.
Com o projeto HUB DE INOVAÇÃO na cédula, a participação de cada um é vital para desenvolver e solidificar a Serra Gaúcha como um polo de inovação e empreendedorismo. O futuro começa agora, e cada voto conta para fazer a diferença.
Contamos contigo e divulgue essa ação.
*Fernanda é integrante do InovaBento