Depois de 19 homens terem sido reconhecidos com a distinção, Vanessa Stefani recebe a homenagem da Associação Brasileira de Enologia
Pela primeira vez na história da Associação Brasileira de Enologia (ABE), uma mulher recebeu o título de Enóloga do Ano. Vanessa Stefani teve seu nome divulgado durante o jantar do Dia do Enólogo e dos 47 anos da ABE, realizado na sexta-feira, 20, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves (CIC-BG), reunindo cerca de 150 pessoas, entre enólogos, patrocinadores e parceiros. Das 20 edições realizadas, em 19 delas, apenas homens haviam recebido a distinção.
O processo de escolha ocorreu em três etapas que incluíram num primeiro momento a votação dos associados, em livre escolha. Posteriormente, os três nomes mais votados, uma análise de curriculum, considerando as experiências, formação e reconhecimento. Numa terceira etapa, um comitê formado pelos que já foram homenageados em anos anteriores, atribuem uma nova pontuação, considerando a percepção que o grupo tem destes três profissionais.
Vanessa hoje faz parte da equipe técnica da Vinícola Geisse, atuando no controle de qualidade, análises químicas e acompanhamento da elaboração de espumantes pelo método Tradicional, desde 2008. Ela acumula experiências na Vinícola Perini e na Bacardi Martini do Brasil. Formada em Enologia pelo Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia – Centro Federal de Educação Tecnológica em Bento Gonçalves, é mestranda em Viticultura e Enologia pela mesma instituição. É Diretora Cultural da ABE, tendo participado da entidade em outras duas gestões. Tem forte participação como jurada em concursos de vinhos, com passagem por países como Argentina, Eslovênia e Portugal, além de ter sido degustadora de seleção da Avaliação Nacional de Vinhos por 13 edições.
Retrospectiva dos homenageados
- Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay
- Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci
- Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor
- Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo
- Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini
- Enólogo do Ano 2009 – Nauro José Morbini
- Enólogo do Ano 2010 – Lucindo Copat
- Enólogo do Ano 2011 – Daniel Dalla Valle
- Enólogo do Ano 2012 – Dirceu Scottá
- Enólogo do Ano 2013 – Juliano Daniel Perin
- Enólogo do Ano 2014 – Delto Garibaldi
- Enólogo do Ano 2015 – Christian Bernardi
- Enólogo do Ano 2016 – Flávio Angelo Zílio
- Enólogo do Ano 2017 – Carlos Abarzúa
- Enólogo do Ano 2018 – Cedenir Fortunatti
- Enólogo do Ano 2019 – Leandro Santini
- Enólogo do Ano 2020 – Edegar Scorteganga
- Enólogo do Ano 2021 – Alejandro Alberto Cardozo Rapetti
- Enólogo do Ano 2022 – Bruno Motter
- Enóloga do Ano 2023 – Vanessa Stefani
Fotos: Jeferson Soldi