A construção de uma nova ponte que liga os municípios de Farroupilha e Nova do Sul deve ficar pronta até o final do ano que vem. A informação foi confirmada pelo Governo do Estado. Desde o início do mês de setembro, o acesso às duas cidades está interrompido após a estrutura metálica da ponte que existia no local ser levada pela força das águas do Rio das Antas. Na semana passada, integrantes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e do Poder Executivo Estadual estiveram no local vistoriando o espaço para iniciar o projeto da nova ponte.
Diferente da estrutura destruída, a nova ponte será cinco metros mais alta e em formato diagonal, o que impede a grande pressão contra a água em caso de novas enchentes. Além disso, por ser diferente, a extensão também será maior, tendo 180 metros de comprimento.
A previsão é de que sejam gastos cerca de R$ 25 milhões para construir a nova ponte. Até que a estrutura não seja feita, os dois municípios trabalham na busca de uma solução paliativa, já que não há previsão de construção de uma ponte provisória. Uma associação formada pela iniciativa privada de Nova Roma do Sul e de Farroupilha estima que a construção de uma estrutura provisória custaria cerca de R$ 5 milhões, que seriam pagos pelo empresariado.