Na terça-feira, 27, a Justiça Eleitoral, representada pela Juíza Romani Terezinha Dalcin, determinou a busca e apreensão de material de campanha da coligação “Um novo tempo para Bento”.
Os panfletos recolhidos estavam sendo transportados por um veículo com placas de Caxias de Sul, que foi localizado na rua Marques de Souza no Bairro São Francisco, por volta das 19h30min.
O motivo do pedido de apreensão, é que, segundo a coligação “Digo sim para Bento”, o material continha informações não verídicas sobre a atual gestão.
A coligação “Um novo tempo para Bento” emitiu uma nota de esclarecimento sobre o material apreendido:
Ouvimos mais de 15 mil pessoas para a elaboração do nosso Plano de Governo e constatamos que as três principais carências são justamente três promessas feitas na campanha de 2012 e que, no nosso entendimento, não foram cumpridas: construção do Hospital Público com atendimento gratuito; contratação de mais médicos e implantação da Guarda Municipal.
Estamos em pleno período eleitoral e entendemos que este é o momento adequado para avaliarmos o desempenho da atual gestão e discutir as melhores propostas para o futuro da cidade. O material em questão foi impugnado pela Justiça no que se refere a um único item: a contração de mais médicos. Por discordarmos dos dados apresentados pela atual administração, estamos recorrendo da decisão. Entendemos que houve redução do número de médicos, principalmente de especialistas. A fila de espera para uma consulta com oftalmologista já ultrapassa 4 mil pessoas, por exemplo. Os outros pontos não foram questionados judicialmente, o que reforça o conteúdo do material.
A distribuição deste material, que apenas estava no porta-malas do veículo, foi suspensa assim que houve a contestação judicial.