No ano que vem, ação da Igreja Católica comemora 60 anos de criação, e vai abordar a temática “Fraternidade e Amizade Social”
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou na terça-feira, 25, o cartaz e a oração da Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). O objetivo da ação pretende aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.
Conforme a entidade católica, o carta foi criado por Samuel Sales e Wanderley Santana, moradores de Brasília, no Distrito Federal e apresenta o cenário da comunidade como uma casa, espaço onde acolhe-se os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida. A mesa, ao redor da qual todos se encontram – indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestante, crianças, jovens, cadeirante, adultos e idosos – remete ao sacramento da amizade de Deus com a humanidade. No meio da cena está o Papa Francisco, com sua bengala.
Além disso, o líder da Igreja usa, na imagem, a cruz de dom Helder Câmara, que participou da fundação da CNBB em 1952, no Rio de Janeiro, sendo o primeiro secretário-geral da Conferência. Em 2024, a Campanha da Fraternidade vai comemorar 60 anos de sua primeira edição, celebrada nacionalmente pela primeira vez em 1964. A Campanha da Fraternidade foi criada por dom Eugênio Sales, na época Arcebispo da arquidiocese de Natal (RN). E teve com dom Helder, então secretário-geral da CNBB, o grande esforço pastoral em torná-la nacional, sendo assumida por toda Igreja no Brasil.