O Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APL MMeA) abriu o período de inscrições para empresas da região que desejam participar de um projeto de cooperação denominado “Incentivo Industrial Serra Gaúcha”. Indústrias dos setores metalmecânico, material elétrico e eletrônico, plástico e de tecnologia de informação (TI) interessadas nesse inovador sistema devem se inscrever antecipadamente e participar de evento no dia 29 de setembro, às 17h, no Restaurante Sica, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul (Rua Ítalo Victor Bersani, 1134, Bairro Jardim América).
Inscrições gratuitas pelo site https://www.sympla.com.br/incentivo-industrial-serra-gaucha__86425, até dia 23 de setembro. Mais informações: pelo e-mail celia@cbmarin.com.br ou pelo fone (54) 9966.9713.
O foco do projeto é a atuação em parceria, a partir da constituição de clusters (grupos) entre empresas da área de abrangência geográfica do APL MMeA para fortalecer a fabricação de produtos no Rio Grande do Sul em vez de adquiri-los fora do Estado ou do Brasil. Por meio da agregação de valor, tendo em vista a inovação, a qualificação e o desenvolvimento de produtos, a ideia de atuação coletiva visa reduzir essa dependência por fornecedores de componentes de outras regiões do país ou do Exterior.
Além disso, com a produção feita em território gaúcho, diminuem os custos com logística e demais demandas, aumentando o lucro da fabricante e também do Estado, pois a tributação será aqui recolhida, gerando empregos e ampliando a possibilidade de consumo e de movimentação da economia local. Nesse contexto, o APL conta com incentivo do governo estadual, por meio da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI).
Inicialmente, as empresas selecionadas e integrantes do “Projeto de Incentivo Industrial Serra Gaúcha” vão se juntar para atender à indústria dos segmentos automotivo; máquinas e equipamentos; agronegócio e energia, petróleo e gás. A formação desse novo modelo de negócio – que agrupa empresas de diferentes setores, mesmo que concorrentes, para formar uma cadeia e entregar um produto completo – tem como referência iniciativas exitosas de países desenvolvidos, como Itália, França, Bélgica e Noruega. Muitos empreendimentos dessas nações apostaram na cooperação para fortalecer e ampliar mercado.
Considerando o cenário econômico atual em que a prioridade das empresas está em se manter operando, este novo projeto do APL MMeA da Serra Gaúcha vem para auxiliar o setor. Num primeiro momento, serão constituídos grupos cooperados para fornecimento de cinco diferentes produtos a cinco compradoras, denominadas no projeto como empresas-âncoras. Como consequências diretas do projeto: desenvolvimento da cultura do trabalho em parceria, respeitando as individualidades; fomento da inovação dentro das empresas; e potencialização do Estado do RS como sendo estratégico no fornecimento de produtos tecnológicos de alto valor agregado.
Seleção de empresas participantes – No dia 29 de setembro de 2016, as indústrias inscritas preencherão um questionário, o qual mostrará o nível de qualificação no que se refere à capacidade produtiva e aos processos que dispõem. Com base nessas informações, será criado um ranking com 85 empresas, que serão auditadas pelo SEBRAE e receberão, se necessário, recomendações de melhorias. Posteriormente, as empresas que se enquadrarem nos critérios do projeto constarão em uma lista específica e estarão aptas a participarem das negociações para fornecerem os produtos solicitados pelas empresas-âncoras, através das parcerias a serem estabelecidas. Após isso, caberá ao APL MMeA fazer o link entre as âncoras e os fornecedores locais.
LANÇAMENTO DO PROJETO INCENTIVO INDUSTRIAL SERRA GAÚCHA
QUANDO: 29 de setembro de 2016, às 17h, no Restaurante Sica, na CIC em Caxias do Sul (Rua Ítalo Victor Bersani, 1134, bairro Jardim América, Caxias do Sul/RS).
QUEM PODE PARTICIPAR: indústrias dos setores metalmecânico, material elétrico e eletrônico, plástico e de tecnologia de informação (TI) da região de abrangência do APL MMeA e que se inscreverem no projeto que busca estimular a cooperação e fortalecer a produção local.
PRAZO DE INSCRIÇÃO: até 23 de setembro de 2016. Inscrições gratuitas
INFORMAÇÕES: pelo e-mail celia@cbmarin.com.br ou pelo fone (54) 9966.9713.
Sobre APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APL MMeA)
É uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e duração por tempo indeterminado, com sede e foro no município de Caxias do Sul. Suas atividades estão direcionadas para apoio as empresas dos ramos metalmecânico, automotivo e eletroeletrônico. Sua principal finalidade é fomento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas o que não torna fato excludente as empresas de maior porte.
Região de abrangência: Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Prata, Nova Roma do Sul, São Marcos, Vacaria, Vale Real, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.