Embora mais acentuada nesta época, coleta e distribuição de agasalhos pelo Gabinete da Primeira-Dama ocorre durante todo o ano
Anualmente a população de Bento Gonçalves é chamada a contribuir com a Campanha do Agasalho, momento em que são intensificadas as coletas e distribuições de roupas, calçados e cobertores para a população carente.
Até pouco tempo atrás, a campanha ocorria somente no período próximo ao inverno, porém, com o aumento da demanda e o montante contínuo de doações, a prefeitura, por meio do Gabinete da Primeira-Dama, criou um local específico para entrega e destinação do material: é a Central do Agasalho, que funciona às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Av. Osvaldo Aranha, 1105, na lateral da Secretaria de Finanças. O local recebe donativos de toda a população, porém, somente famílias que integram o Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico) podem efetuar a retirada.
Neste ano, a Campanha do Agasalho iniciou no dia 2 de maio e prossegue até o dia 27 de julho. Durante este período, o Gabinete da Primeira-Dama intensifica tanto o pedido de doações, com inúmeros pontos de coleta espalhados pelo município, quanto a distribuição, indo aos bairros atender a população mais necessitada. Os bairros Tancredo Neves, Municipal e Eucaliptos já receberam a visita. No próximo dia 5 de julho será a vez do bairro Aparecida.
Além da prefeitura, das secretarias municipais e subprefeituras, outros 22 estabelecimentos se uniram ao Gabinete e estão com caixas de coleta. Supermercados, empresas, estabelecimentos bancários, hospital, escolas, faculdades e entidades estão entre os pontos.
Conforme a primeira-dama, Cláudia Remus, todos os agasalhos são triados. “Infelizmente recebemos peças que não são utilizáveis, bastante deterioradas, mas de um modo geral, são roupas boas, que podem servir para outras pessoas. Também recebemos muitas peças de verão, que certamente serão utilizadas por quem mais precisa, porém, neste momento, precisamos urgentemente de agasalhos pesados e roupas de cama”, enfatiza.
Cobertores, roupas infantis e masculinas, agasalhos mais quentes, como blusões e jaquetas, estão entre os itens mais necessários no momento. Roupas femininas, calçados e roupas para pets (cobertinhas) também podem ser doados. “A população de Bento Gonçalves se envolve muito nestes momentos de solidariedade, então, pedimos que deem uma olhada com carinho no roupeiro, selecionem as peças que não usam mais, e repassem para que nós possamos destinar a quem realmente precisa. Se as pessoas puderem colaborar, ficaremos imensamente agradecidos”, conclui Cláudia.
Pontos de doação
- Prefeitura Municipal
- Secretarias Municipais
- Subprefeituras de Tuiuty, Faria Lemos, Vale dos Vinhedos e São Pedro
- Supermercado Apolo
- Supermercado Grepar
- Maxi Compras
- M. Dias Branco
- Cooperativa Aurora
- Fórum
- Banco do Brasil
- Banco Banrisul
- Colégio Marista Aparecida
- Colégio Scalabriano Nossa Senhora Medianeira
- Colégio Sagrado Coração de Jesus
- Complexo Ensino Cenecista
- Instituto Federal – IFRS
- Lojas Triunfante
- Justiça Federal
- Hospital Tachinni
- CIC-BG
- Todeschini S.A
- Movelpar Ind. Com e Importação Ltda.
- Banco Sicredi – Cidade Alta
- OAB
- Impretec Soluções em Informática Ltda.
Texto: Mônica Rachele
Foto: Rodrigo de Marco