Entre as ações destacadas estão o reforço na ronda escolar com a presença da Guarda Civil Municipal, Departamento Municipal de Trânsito, Brigada Militar e Polícia Civil nas escolas. Também será realizado o treinamento de defesa pessoal para as diretoras das escolas
Com o objetivo de reforçar a segurança na redes municipal, estadual e particular de ensino, a Prefeitura de Bento Gonçalves anunciou uma série de ações para oferecer ainda mais tranquilidade para alunos, professores e pais. As medidas foram divulgadas pelo prefeito, Diogo Siqueira na última semana e no início desta.
A primeira reunião foi com as diretoras das escolas municipais, secretários municipais, vereadores, representantes da Brigada Militar e Polícia Civil, ainda na última semana. “Com essas medidas, nós buscamos tranquilizar a comunidade escolar. Além disso, queremos oferecer total conforto e segurança para que os nossos alunos tenham a educação que precisam e merecem”, destaca Siqueira.
Uma das ações destacada pelo prefeito é o reforço na ronda escolar com a presença diária da Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Brigada Militar (BM) e Polícia Civil nas escolas. Também será ampliado o número de vigilantes na portaria das instituições. “Estaremos reforçando a presença dos guardas nas escolas com a ronda diária e conversa com direção e alunos”, destaca o secretário de segurança Tenente coronel Paulo César de Carvalho.
Outra ação a longo prazo é a instalação de quatro câmeras de videomonitoramento em cada escola. Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria de Educação e instalados pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Ctec). As imagens serão verificadas diretamente na Secretaria de Segurança.
Também será realizado o treinamento em defesa pessoal das diretoras das escolas. “É uma ação importante que vai proporcionar que essas equipes estejam preparadas em situações que seja necessário o uso de técnicas de proteção pessoal”, ressalta o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, que será o responsável pelo treinamento das equipes.
Durante o encontro, integrantes dos órgãos de segurança do município destacaram os protocolos de segurança que podem ser utilizados em situações de perigo como trancar portas, proteger alunos e professores, além de auxílios na patrulha e ações preventivas. Também, ressaltaram a importância de comunicar os órgãos de segurança em situações de ameaças, mensagens em redes sociais e outros.
Segundo o prefeito, ações como esta são de extrema importância. “Estamos conversando com todos os responsáveis pelas escolas municipais, particulares e estaduais, reforçando as informações de segurança e ouvindo as principais demandas. Estamos juntos construindo protocolos de segurança, que não queremos que sejam utilizados, mas que em uma situação de extremo perigo podem auxiliar a salvar vidas”, destaca.
Fotos: Divulgação