Companheira inseparável dos amantes de café, a garrafa térmica merece atenção e cuidado na hora da limpeza. Sem a higienização correta, o recipiente acumula germes e bactérias que prejudicam a saúde e alteram o sabor e aroma da bebida.
Por isso, trouxemos nesse post dicas simples e eficientes para você aprender como limpar garrafa térmica do jeito certo.
Como limpar garrafa térmica nova
Quando você compra uma garrafa térmica nova a primeira coisa a se fazer é limpar e lavar muito bem. Isso porque a garrafa traz em seu interior resquícios de poeira e outras sujeiras do processo de fabricação.
Mas não se preocupe, porque o processo é bem simples e você vai precisar de apenas duas coisas: água quente e bicarbonato de sódio.
- Comece retirando a embalagem e o lacre da garrafa. Faça uma limpeza prévia com água e detergente neutro para remover a sujeira superficial. Enxague.
- Em seguida, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio dentro da garrafa e complete com água fervente. Feche a garrafa e dê uma leve chacoalhada para que o bicarbonato dissolva e entre em contato com toda a superfície interna da garrafa.
- Deixe a garrafa térmica quietinha com a água e o bicarbonato por cerca de dez horas. Inclusive, você pode fazer esse procedimento a noite, assim quando acordar a garrafa estará limpinha e pronta para uso.
- Passado esse tempo, abra a garrafa, escoe o líquido e enxague abundantemente com água fria e limpa.
- Pronto! Já pode usar a garrafa como preferir.
Como limpar garrafa térmica por fora
A limpeza da parte externa da garrafa térmica é diferente da parte interna. Isso porque os componentes que compõe cada parte são diferentes e, por isso, merecem tratamento distintos.
Para lavar a garrafa térmica por fora é bem simples. Use apenas uma bucha de lavar louça (do lado macio) e uma gotinha de detergente. Passe a bucha por toda a garrafa, dando uma atenção especial para a tampa e, em seguida, enxague.
O café e alguns tipos de chá podem causar manchas na parte externa da garrafa, sobretudo na tampa e na boca. Para remover possíveis manchas faça uma pastinha de bicarbonato de sódio com vinagre e aplique diretamente no local. Aguarde alguns minutos e enxague.
Não use esponjas de aço ou produtos abrasivos, como sapólio e água sanitária para lavar a garrafa térmica, sob o risco dela arranhar e manchar.
Como limpar garrafa térmica por dentro
Para aprender como limpar garrafa térmica por dentro é preciso, em primeiro lugar, ter cuidado com o vidro. Ele é quem mantem as bebidas sempre na temperatura certa para você.
Por isso, a primeira dica é deixar de lado todo tipo de produto abrasivo, como sapólio e água sanitária. Além de prejudicarem o funcionamento da garrafa, esses produtos ainda transferem cheiro para o recipiente, comprometendo o sabor da bebida.
Uma lavagem ideal pode ser feita usando apenas vinagre branco e bicarbonato de sódio. Juntos, esses dois ingredientes limpam, desinfetam e removem os odores da garrafa, o que também é perfeito para quando você deseja mudar o tipo de bebida.
Afinal, só quem já experimentou chá com gosto de café sabe como é ruim uma garrafa térmica que não é limpa corretamente. Para evitar essa confusão no paladar, faça o seguinte:
- Lave previamente a garrafa térmica com água e sabão neutro.
- Em seguida, coloque duas colheres de sopa de bicarbonato mais duas colheres de sopa de vinagre dentro da garrafa. Depois complete com água quente.
- Feche a garrafa e deixe essa mistura agir por cerca de oito a dez horas. Passado esse tempo, abra a garrafa, retire o líquido e lave novamente usando água e um pouquinho (bem pouquinho mesmo) de detergente.
- Se a sua garrafa for de pressão, pressione a saída do líquido para fazer a limpeza do canudo interno da garrafa. Umas três borrifadas são o suficiente para a limpeza.
- Enxague muito bem a garrafa e deixe-a secar naturalmente destampada.
- Caso a garrafa tenha criado manchas no interior, você pode usar uma escova daquelas de limpar mamadeiras para fazer uma limpeza mais profunda. Mas não esfregue demais para não correr o risco de quebrar o vidro.
Com qual frequência limpar a garrafa térmica?
Por questão de higiene, a garrafa térmica deve ser lavada e limpa após cada uso. Então, se você usa a garrafa todos os dias vai precisar lavá-la todos os dias também. Nada de coar um novo café se o café anterior ainda está lá.
Como já dissemos, além de nada higiênico, essa falta de limpeza ainda interfere no sabor e aroma da bebida. Mas você não precisa fazer o procedimento do vinagre e bicarbonato diariamente. Essa técnica pode ser usada uma vez por semana ou dependendo da frequência com que você utiliza a garrafa.
No dia a dia limpe a garrafa térmica usando apenas água morna e detergente neutro por dentro e por fora. Para evitar odores na garrafa, procure mantê-la semi destampada.
O que você não deve fazer com a garrafa térmica
Você já sabe como limpar garrafa térmica por dentro e por fora, nova ou antiga. Mas você sabe o que não deve fazer com ela de jeito nenhum? A gente te conta a seguir:
Micro-ondas
Jamais pense em colocar sua garrafa térmica dentro do micro-ondas, seja para lavar ou aquecer o líquido.
A garrafa térmica possui partes metálicas em seu interior que, ao entrar em contato com o micro-ondas, pode produzir faíscas e causar acidentes graves.
Máquina de lavar
Também não é aconselhável colocar a garrafa térmica dentro da máquina de lavar. Isso porque as altas temperaturas dentro do aparelho podem comprometer a estrutura e o acabamento da garrafa. Lave-a na mão.
Freezer ou geladeira
Nada de colocar a garrafa térmica dentro da geladeira ou do freezer. Muita gente acredita que isso vai garantir que a bebida fique gelada por mais tempo, mas não é isso que acontece. A garrafa acaba perdendo o poder térmico com o tempo. Evite.
Bebidas gaseificadas
Outro cuidado com a garrafa térmica diz respeito ao uso de bebidas gaseificadas em seu interior, como refrigerante ou mesmo água com gás. A presença do gás gera aumenta a pressão no interior da garrafa podendo causar até mesmo explosão.
Leite
Se você costuma usar a garrafa térmica para guardar leite, tome cuidado. A gordura presente na bebida pode acelerar o processo de proliferação de bactérias, o que é um risco para saúde.
O problema é ainda maior quando a garrafa é de pressão, já que o leite se acumula no interior do canudo, dificultando a limpeza.
Se vai armazenar leite, prefira garrafas com tampa de rosca e higienize-as com ainda mais frequência.
Desmontar a garrafa
Não caia na tentação de desmontar a garrafa térmica para limpar. Isso pode comprometer o sistema de vedação, fazendo com que a garrafa deixe de preservar a temperatura da bebida, além de provocar vazamentos.
O passo a passo de limpeza que ensinamos é o suficiente para manter a garrafa limpa e higienizada, especialmente se você realiza a limpeza com frequência.
Agora que você já sabe como limpar garrafa térmica é só colocar as dicas em prática e cuidar dessa amiga de todas as horas.
Fonte: www.decorfacil.com / Reprodução
Fotos: Reprodução