A Finlândia é um país incrível com cidades belíssimas e atrações de tirar o fôlego, com diversos pontos turísticos espetaculares.
Conheça as cidades e mais interessantes do país:
Lapônia
Ela é uma das regiões mais famosas da Finlândia por ser palco da belíssima aurora boreal e do Sol da meia-noite. A Lapônia fica no extremo norte do país, bem na divisa com a Rússia, Noruega e Suécia.
Banhada pelo mar Báltico, ela também possui belezas naturais incríveis com amplas áreas selvagens, resorts e edifícios históricos.
Se sonha em conhecer esses fenômenos da natureza, você precisa fazer turismo na Finlândia no inverno e outono, entre os meses de agosto e abril.
Em dezembro, a cidade também abriga a casa do Papai Noel, onde você pode fazer um safári pelas região.
Conheça ainda o Santa Park, o Lemme Njoki National Park, o Parque Nacional Urho Kekkonen e o Pyhä-Luosto National Park, que ficam cobertos de neve durante o inverno.
Claro que as atividades de esqui devem ter lugar garantido no seu roteiro. Entre as estações mais famosas está a Oy Levi Ski Resort, a Pyhätunturi e a Iso-Ylläs Hiihtokeskus.
Turku
Fundada no século XIII e às margens do Báltico, Turku é considerada a cidade mais antiga do país. É de lá que partem ferries para ilhas da região, como Aland, e também para Estocolmo, na Suécia.
Na hora de montar um roteiro com pontos de turismo na Finlândia, conheça o Castelo de Turku, construído no século 13, e que fica no estuário do Rio Aurá. Visite ainda a Catedral de Turku, considerado o templo religioso mais importante do país.
Faça um tour pelo Luostarinmäki Handicrafts, um museu a céu aberto, que abriga casas antigas mobiliadas e retrata o jeito de viver do finlandês. O Forum Marinum também precisa estar na sua lista.
Mariehamn
Localizada na ilha Fasta Åland, Mariehamn é uma das cidades mais antigas do país, fundada em 1861, sendo famosa por suas tradições nas atividades de navegação.
Inclusive, há um veleiro ancorado no porto que serve como museu, além do navio holandês F. P. von Knorring, que também pode ser visitado.
No verão, não deixe de passar horas no centro aquático Marienbad, com piscinas e áreas para tomar sol.
Conheça também o Kastellholmen Castle, que é um verdadeiro museu a céu aberto. Faça ainda uma visita à Ilha de Nato.
Oulu
Entre as dicas de turismo na Finlândia, conhecer Oulu é quase que uma regra. A cidade tem uma vida cultural muito agitada com museus, galerias e festivais durante o ano todo.
Se você gosta de arte e cultura, o seu roteiro deve incluir um tour pelo Turkan Saari Open-Air Museum, que fica em uma ilha e conta com mais de 40 construções típicas para visitar.
Conheça ainda o Tietoa Science Centre, um complexo de ciência que abriga exposições de tecnologia, além da Catedral de Oulu, construída com arquitetura neoclássica, em 1777.
No verão, não deixe de curtir a praia Mahikari e a região Oulu Joki, que oferece atividades de pesca e caminhada pela orla do rio.
Dependendo da época da sua viagem, o turismo na Finlândia deve envolver atividades de aventura, como rafting no Koité Linkoski, um lindo parque natural.
Rovaniemi
Rovaniemi foi completamente destruída pelos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, mas ao longo dos anos, se reergueu e tornou-se uma das cidades mais modernas do país.
Ela é conhecida também por abrigar a residência oficial do Papai Noel, e por ser palco da espetacular aurora boreal.
Ao visitar a cidade, não deixe de conhecer o Arktikum, um complexo de ciência e museu, que estuda a região ártica e também preserva a história da Lapônia.
Se viajar durante o inverno, não deixe de esquiar no Ounasvaara Ski e fazer um safári no Ranua Zoo, onde você verá muitos animais, como o urso-polar.
Espoo
Na hora de escolher as atividades de turismo na Finlândia, Espoo deve estar na sua lista. Considerada uma cidade mais jovem, ela é moderna e cheia de opções de lazer e entretenimento para todos os gostos.
Entre as principais atrações, as áreas verdes e parques ganham destaque na cidade. Conheça a Fortaleza de Suomenlinna, a belíssima Catedral de Helsínquia, construída entre 1830 e 1852, em estilo neoclássico.
O Seurasaari, um museu a céu aberto com construções antigas em meio à natureza, também deve estar no roteiro.
Helsinque
Para os amantes de arte e história, não deixe de fazer turismo cultural Finlândia na cidade de Helsinque. Localizada na península no Golfo da Finlândia, ela é repleta de atrações culturais, galerias e museus.
No seu roteiro, inclua um tour pelo Museu Nacional, que retrata a história finlandesa desde o período da Idade da Pedra.
Faça um passeio pelo Museu de Arte Contemporânea Kiasma e pela Catedral Uspenski, construída em tijolos vermelhos. Não deixe de conhecer também o Teatro Nacional Finlandês e a Praça do Senado.
Para os amantes de heavy metal, a biblioteca do rock Kirjasto 10 é um prato cheio.
Aurora Boreal
A aurora boreal é uma das principais atrações da Finlândia, sendo uma das experiências mais incríveis para quem viaja para o país. O fenômeno ocorre nos meses de agosto e abril, durante as temporadas mais frias, na região da Lapônia.
Na localidade, há um hotel que oferece iglus aquecidos com capacidade para duas ou quatro pessoas, para admirar esse incrível jogo de luzes no céu finlandês.
Mas prepare-se, pois, o frio é bem intenso nessas áreas mais polares. Mas claro que vale muito a pena admirar essa beleza da natureza, mesmo em temperaturas gélidas.
Durante o fenômeno, surgem luzes brilhantes e coloridas no céu, geralmente em tons verdes e vermelhos — um verdadeiro balé de cores impressionantes. Você ficará fascinado!
Fonte: Seguros Promo