Atendimento in loco tem por objetivo a verificação da saúde do trabalhador do campo
Na última sexta-feira, 20, a Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador, esteve numa comunidade rural do distrito de Faria Lemos para a realizar a primeira visita in loco do projeto Saúde em Vindima. O objetivo principal é ir até as propriedades rurais com uma equipe de saúde especializada e realizar atendimentos aos agricultores. A visita foi realizada pelo Coordenador da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Rafael Medeiros Vieira, enfermeira Valesca Dall’Oglio Ferri, fisioterapeuta Rafael Antônio Balestrin e pela assistente administrativa Rosane Streck Poloni.
Na visita foi realizada a aferição da temperatura dos agricultores, assim como a verificação da pressão, glicose e frequência cardíaca.
A enfermeira Valesca explicou sobre a importância da visita nas propriedades rurais de Bento. “Diariamente, durante sua atividade laboral, os agricultores estão expostos a uma série de riscos e precisam lidar com fatores que podem afetar sua saúde. O trabalho é sujeito às condições climáticas, exposição de variados produtos agrícolas tóxicos, esforço físico intenso, além do risco de acidentes com ferramentas e animais silvestres. Por essas razões, a saúde dos agricultores é um tema importante e amplo, que nos chama a atenção para um olhar do cuidado, orientações, dicas e prevenção de saúde”.
O coordenador da Vigilância em Saúde do Trabalhador também destacou sobre o projeto. “Esse foi mais um grande passo para o Projeto Saúde em Vindima, que visa levar saúde para todos os agricultores do nosso município. Além do trabalho prático verificando a saúde dos agricultores, nós também passamos orientações sobre os cuidados que devem tomar no trabalho diário que realizam, para assim preservarem a saúde”. Ainda segundo o Coordenador “foi feita uma visita em toda a propriedade, e verificado os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”.
A secretária de Saúde Tatiane Misturini Fiorio também comentou sobre a realização do projeto. “Trabalhar na prevenção da saúde é fundamental, e esse foi o nosso principal objetivo quando pensamos no projeto voltado aos agricultores e vitivinicultores, que realizam um trabalho de extrema importância para o nosso município e toda a população de Bento. Ficamos muito felizes porque foi um trabalho iniciado no ano passado com palestras e capacitações para todos os agricultores e agora estamos nesta importante etapa da visitas in loco, nas propriedades. É gratificante realizar esse trabalho junto com eles”.
Ao longo do verão as equipes realizarão outras visitas nas propriedades rurais, e após o término da safra será realizada uma nova visita nas propriedades de todos os agricultores que já foram visitados, com o objetivo de verificar o que cada um aplicou nos cuidados básicos para a saúde.
Fonte: Prefeitura Municipal