Pesquisa do Booking.com revelou a preferência dos viajantes em território nacional

Bento Gonçalves já é reconhecida como a Capital Nacional do Vinho e, mais uma vez, teve destaque em âmbito nacional, devido a essa característica. Em uma nova pesquisa divulgada pelo site de hospedagem Booking.com, o município figura em primeiro lugar entre os destinos brasileiros recomendados pelos visitantes para tomar vinho nas férias.

No levantamento, outros três municípios gaúchos compõem o ranking. São eles: Gramado, na segunda posição; Caxias do Sul, na 6ª posição e Canela, em 8º lugar. Outras cidades que completam a lista são: Campos do Jordão (3º lugar), São Roque (4º) e São Paulo (5º), do estado de São Paulo; Itaipava (7º), do Rio de Janeiro; Petrolina (9º), de Pernambuco; e São Joaquim (10º), de Santa Catarina.

O secretário municipal de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, aponta que o trade turístico de Bento Gonçalves tem trabalhado de forma unificada e coesa em busca de fortalecer o posicionamento do município como a Capital dos Vinhos do Brasil. “É extremamente importante quando outros falam de nós de forma tão positiva. É o reconhecimento de turistas do Brasil inteiro que afirmam que estamos atingindo exitosos resultados”, enaltece.

Parisotto aponta que o destaque é extremamente relevante para a cidade. “É sinal que devemos continuar os investimentos que são realizados, tanto na melhoria da infraestrutura do interior onde temos produtores de vinhos, como também na criação de políticas públicas que fortaleçam a economia do enoturismo”, enfatiza.

Para ele, além dos vinhos, Bento tem muito a oferta aos visitantes. “A diversidade de atrativos tem sido o ponto forte de Bento, com experiências originais, onde as próprias famílias compartilham dos seus saberes e fazeres com aqueles que os visitam. Claro, é fundamental sempre reforçarmos, a origem e motivação de tudo isso é o vinho. Bento, hoje, se consolida como o primeiro e principal destino do enoturismo no Brasil, pois a grande maioria dos seus atrativos tem o vinho, mesmo não sendo uma vinícola, como apoio para o negócio”, salienta Parisotto.

O titular da pasta ressalta que o planejamento para 2023 é a consolidação das atrações turísticas ofertadas na cidade. “Estamos trabalhando para ampliar nossas ações de promoção, sejam através dos eventos realizados com destaque nacional, como a participação em feiras de todo o país. Realizamos inúmeras ações que trazem jornalistas do Brasil e também influencers relacionados ao mundo do vinho e isso tende a aumentar nosso fluxo turístico bem como consolidar ainda mais Bento como o principal destino do enoturismo no Brasil”, finaliza.

Resultado do empenho de toda a cadeia produtiva

O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Ricardo Morari, ressalta que a conquista é fruto do trabalho de toda cadeia produtiva da uva e do vinho, além do trade turístico. “A cultura do vinho vai muito além da taça, com experiências que geram memórias afetivas na vida de cada visitante que passa por aqui, conversa com a nossa gente, conhece os nossos atrativos e, principalmente, a nossa cultura que vive em cada gole de vinho. Receber este reconhecimento de um site internacional, hoje disponível em 43 idiomas e que oferece mais de um milhão de locais para se hospedar, é um passaporte de credibilidade. Nossa região respira cultura. Tudo aqui é original, autêntico, nada é fantasia. É justamente isso que encanta quem nos visita”, ressalta.

Segundo ele, atualmente Bento Gonçalves possui cerca de 90 vinícolas. “Além disso, é terra do Vale dos Vinhedos, primeira região produtora do país a conquistar Denominação de Origem de vinhos, o que comprova a identidade do terroir e a excelência de tudo o que nasce neste local. Além disso, tem os Caminhos de Pedra, a Rota Cantinas Históricas, o Vale do Rio das Antas e a Rota Encantos de Eulália. Todos os roteiros possuem atrações ligadas ao mundo do vinho, umas mais, outras menos. A cada dia, novas experiências surgem, atrativos e oportunidades surgem, todas embaladas pelo desenvolvimento do setor que cresce a passos largos. Este reconhecimento impulsiona ainda mais os empreendedores que fincaram raízes neste solo e que ganham um motivo a mais para seguirem investindo e apostando no enoturismo”, aponta Morari.

Para ele, são inúmeros os motivos pelos quais a cidade segue se consolidam no cenário nacional. “Não é por nada que Bento Gonçalves é a Capital Brasileira do Vinho. A vocação no cultivo da videira e na elaboração de vinhos, herdada dos imigrantes italianos, plantou as primeiras sementes que germinaram e continuam dando bons frutos. A autenticidade, com certeza, é um dos principais motivos que ajudaram a levar a este reconhecimento, além da preservação cultural, da diversidade de atrações, da qualidade de tudo o que é entregue. Receber bem, como nossos antepassados faziam, é um grande diferencial. A originalidade encanta, mas o setor também buscou qualificação, itens de conforto, diversidade, sem deixar de lado o charme e a nostalgia de uma região que ainda é habitada por casas de pedra e vinhedos centenários, por pessoas que ainda falam o dialeto vêneto, pela saborosa gastronomia italiana e, claro, pelos excelentes vinhos e espumantes que conquistaram não somente o Brasil, mas o mundo todo”, conclui.

Segh celebra reconhecimento

A diretora-executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh), Marcia Ferronato, destaca que recebeu a notícia com entusiasmo. “Estar posicionado no mercado é fundamental para a sustentabilidade do destino e negócios turísticos”, comemora.

Para ela, a conquista é resultado da união de esforços entre diversas entidades que atuam em prol da pauta. “A produção de uva e elaboração de vinhos está no nosso DNA. Temos história feita a muitas mãos que avança no tempo, cito a importância por exemplo, da Embrapa, do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), da Fenavinho, da Avaliação de Vinhos, da Wine South America, além da rede formada por várias entidades, empreendedores, agricultores e o poder público. Enfim, uma cadeia atuando pela qualidade dos produtos. Esta união de esforços e ações é fundamental para as conquistas alcançadas. O vinho é um símbolo de Bento, que somado a paisagem e à oferta diversificada posiciona o município como destino enoturístico”, enaltece.

Segundo Márcia, a diversidade de atrativos já é um marco do município. “A gastronomia é o casamento perfeito com o vinho, e encanta quem aqui chega. Seja num restaurante tradicional ou num jardim para um descontraído piquenique. Para o Segh, o desafio é apoiar o empresário nas suas demandas e principalmente a promoção do destino Bento”, enfatiza.

Com relação à hospedagem, a diretora-executiva ressalta que a Vindima é um período emblemático para o segmento. “É tempo de colheita. A hotelaria se organiza e oferta pacotes, degustações para atrair mais turistas. A procura está boa, principalmente nos finais de semana. A expectativa é que aumente nos próximos dias com a programação do Bento em Vindima, que contempla filós, desfiles e uma gama de experiências enoturísticas”, sublinha.