Competição estadual, com vaga para a Copa do Brasil, começou nesta semana. Dentre os 28 clubes participando, quatro são da Serra Gaúcha
Mais uma edição da Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) teve início nesta semana. Neste ano, 28 equipes disputarão uma vaga para a Copa do Brasil, que será entregue ao campeão da conhecida Copinha. A Serra Gaúcha entrou com quatro representantes da região: Gramadense, Garibaldi, Brasil de Farroupilha, e o Glória, atual campeão.
Os jogos iniciaram na quarta-feira, 14, e devem seguir até 13 de novembro. O troféu, nomeado de Tarcísio Flecha Negra, um ex-jogador do Grêmio e falecido em 2018, será entregue ao time que superar uma fase classificatória e um mata-mata intenso. As 28 equipes estão distribuídas em cinco grupos, de onde as melhores colocadas seguirão para a próxima etapa.
Todos os representantes da Serra estão no mesmo grupo, o B. Além dos quatro, Carazinho e São Luiz complementam o quadro, de onde os dois últimos colocados se despedirão da Copa. Com os jogos iniciais, o Brasil de Farroupilha conseguiu sair em vantagem, fazendo goleada de 5 a 0 contra o Carazinho, na quinta, 15. Já o Glória saiu perdendo para o São Luiz, por 1 a 0, em disputa na estreia da Copinha.
Esportivo fora da disputa
Enquanto ainda disputava a Série A2 do Campeonato Gaúcho deste ano, o Clube Esportivo de Bento Gonçalves chegou a cogitar participar da Copa FGF, mas por questões econômicas, o presidente Leocir Glowacki decidiu ficar de fora. Segundo ele, em coletiva neste segundo semestre, os recursos requeridos foram procurados, mas devido ao curto prazo, não foi possível passar de 50% do que era necessário.
O foco da equipe, atualmente, ainda reside no Gauchão de 2023, no qual o Tivo disputará pela Série A, com a elite do futebol do estado. O técnico Carlos de Moraes já foi anunciado como o treinador para o próximo ano e, desde já, ele e o clube seguem com análises de jogadores para o elenco.
História da Copinha
Com a edição de 2022, a Copa FGF completa seus 18 anos de existência. Em 2004, quando foi disputada a primeira vez, o Esportivo foi o campeão. Cinco das equipes presentes este ano já se tornaram campeãs anteriormente: Novo Hamburgo, Pelotas, Lajeadense, Glória e Grêmio. O campeonato já é tradição no calendário do 2º semestre de competições gaúchas, oferecendo boas disputas e oportunidades.
Grupo A
- Três Passos
- Elite
- Marau
- Inter (SM)
- Passo Fundo
- SER Santo Ângelo
Grupo B
- Brasil de Farroupilha
- São Luiz
- Garibaldi
- Gramadense
- Glória
- Carazinho
Grupo C
- Monsoon
- Guarani-VA
- Lajeadense
- Novo Hamburgo
- Riopardense
- Novo Horizonte
Grupo D
- Sapucaiense
- Brasil de Pelotas
- Farroupilha
- Pelotas
- União Harmonia
Grupo E
- Aimoré
- Bagé
- Grêmio
- Guarany
- 12 Horas