Na segunda-feira, 29 de agosto, foi inaugurado o Espaço Pet em Bento Gonçalves. O novo ambiente do Poder Público visa acolher animais de donos de baixa renda, com atendimentos à nível ambulatorial e fornecimento de medicamentos. Tudo é realizado por intermédio de um médico veterinário que acompanha a consulta e avalia os pets. O agendamento de consultas iniciará na próxima segunda-feira, 5 de setembro. Os atendimentos para consultas serão realizados por agendamento no 3055-7115 ou 99274-4262.
O Espaço Pet está localizado na rua Goiânia, 549, bairro Botafogo, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. O secretário-adjunto de Saúde, Gilberto Júnior, que também faz parte do departamento responsável pelo local, diz que essa ação recente é pioneira no estado. “Farmácia e ambulatório 100% gratuitos para pessoas de baixa renda e que não tem acesso ou não conseguem pagar uma consulta particular”, explica.
Atendimento a quem precisa
Para atender somente os necessitados, o Departamento do Bem-Estar Animal fará um cruzamento de dados com a Receita Federal, para identificar quem está cadastrado também em algum programa do governo para vulneráveis, socialmente ou economicamente. Isso servirá para a cidade alinhar os atendimentos e distribuição de medicamentos para aqueles munícipes que realmente precisem.
O novo espaço também surge como apoio para as demandas oriundas do Samu Pet, outro projeto recente, que atende, via ambulância, animais em necessidade. “Notamos que, na grande totalidade, são casos simples que podem ser atendidos à nível ambulatorial”, declara Júnior.
Fotos: Rodrigo De Marco
Os medicamentos fornecidos abrangerão as seguintes situações:
- Animais que forem atendidos pelo Samu Pet;
- Animais que receberem atendimento no ambulatório veterinário do Setor de Bem-Estar Animal;
- Animais de ONG’s e Protetoras Independentes, desde que a receita esteja em nome de uma pessoa/tutor de baixa renda.
Casos em que se deve solicitar o Samu Pet:
- Choque cardio-respiratório
- Atropelamento dentro de 24 horas
- Queimaduras
- Intoxicação por veneno dentro de 24 horas
- Ingestão de corpo estranho
- Obstrução urinária
- Hipertermia por insolação
- Reações alérgicas (anafiláticas)
- Quedas dentro de 24 horas
- Piometra, parto distócito, prolapso vaginal
- Picada de animais peçonhentos
- Episódios epiléticos
- Diarreia ou vômito com sangue ativos
- Hemorragia ativa
Urgências devem ser comunicadas diretamente ao Samu Pet através do telefone 99223-1853.