Espaço voltado para medicar animais em situação de vulnerabilidade será mais uma iniciativa do Bento Pet, que visa o bem-estar animal no município

Bento Gonçalves contará com mais uma iniciativa que visa defender o bem-estar animal no município. O projeto denominado como “Farma Pet” irá visar a distribuição de medicamentos para animais em situações de vulnerabilidade, como aqueles pertencentes a donos com baixa renda orçamentária, ou que foram abandonados e adotados recentemente. Os medicamentos que serão dispensados são simples, mas completamente voltados aos pets.

O secretário-adjunto de Saúde, Gilberto Júnior, revelou ao Semanário que o espaço da farmácia será aberto ainda em agosto, no mês seguinte. Júnior não definiu uma data exata e nem a localização precisa do futuro estabelecimento, entretanto, ele afirma que o “Farma Pet” será “bem localizado”, segundo suas palavras. “Importante é ter algo que nunca na história de Bento teve”, estabelece.

Júnior determinou um pouco sobre o funcionamento do serviço, que segundo ele, prestará um atendimento no local da farmácia. Pessoas que precisarem tratar de seus animais poderão agendar um atendimento junto as médicas veterinárias que lá estarão. O foco será animais de rua e Sem Raça Definida (SRD). Segundo o secretário, esse recorte no atendimento aos pets se dá por conta de que aqueles com raça normalmente tem um custo mais elevado.

O Departamento do Bem-estar Animal de Bento fará um cruzamento de dados com a Receita Federal, para identificar quem está cadastrado também em algum programa do governo para vulneráveis, socialmente ou economicamente. Isso servirá para a cidade alinhar os atendimentos e distribuição de medicamentos para aqueles munícipes que realmente precisem.

O “Farma Pet” também surge como apoio para as demandas oriundas do Samu Pet, outro projeto recente do departamento, que atende, via ambulância, animais em necessidade. “Notamos que, na grande totalidade, são casos simples que podem ser atendidos à nível ambulatorial”, declara.

Medicamentos no “Farma Pet”:

  • Vermífugo;
  • Anti-pulga;
  • Remédios simples;
  • Anti-inflamatórios;
  • Analgésicos;
  • Anti-térmicos.

Foto destaque: Equipe Bento Pet/ Crédito: Laura Kirchhof