DIFÍCIL DE ENTENDER?

Só para quem desconhece totalmente matemática. A Petrobrás decidiu dolarizar tudo e NÓS pagamos a conta. Pedro Parente, indicado para a presidência da estatal, foi quem introduziu a dolarização na Petrobrás. Os números que a empresa apresentou no primeiro trimestre são tão fantásticos que, juntamente com outros, tornam-se quase assustadores, considerando-se que somos NÓS, brasileiros, que pagamos esta “conta”. Vejamos! O super lucro de 44,56 bilhões de reais da Petrobrás no primeiro trimestre deste ano, 38 vezes maior que o do mesmo período do ano anterior, traz a marca do aumento recorde dos combustíveis e da transferência de riqueza promovida pela “política de paridade internacional” de preços.

DIFÍCIL DE ENTENDER? II

A POLÍTICA DE PARIDADE garante altos lucros a acionistas, que receberão dividendos de 48,5 bilhões de reais relativos ao exercício de 2022, em menos de seis meses após a mega distribuição de 101 bilhões de reais de 2021. Sabendo-se que mais de 45% são investidores estrangeiros, com ações da Petrobrás nas bolsas de São Paulo e de Nova Iorque, fácil é concluir-se que socializamos os investimentos e privatizamos os lucros, algo recorrente no Brasil “comunista”, não? E vejamos esses números:  No governo Bolsonaro, de janeiro de 2019 a 1° de maio de 2022, a gasolina, nas refinarias, subiu 165,8%, o diesel 155,2% e o GLP 118,4%, levando o preço médio do botijão de gás de 13 quilos para acima de R$ 120,00. A pergunta se é “difícil entender” fica de fácil resposta com NÚMEROS, não?

E O RESTANTE?

Como até os pardais da Praça Dr. Galassi sabem, o reflexo dos preços dos combustíveis, da energia elétrica, das comunicações – telefonia – e outras tarifas públicas AFETAM, diretamente, a inflação e, por conseguinte, TODA a economia, fica, também, fácil de se entender, matematicamente, as razões do nosso dinheiro ter perdido tanto poder de compra. Os preços dispararam e os salários perderam valor, além do desemprego e da informalidade. Mas, o que TODOS os brasileiros, mesmo os de mediana inteligência, gostariam de saber é o porquê dessa carestia e aumento brutal de preços.

ENTENDER COMO?

Constata-se que os preços aumentaram geometricamente, não? Mas, os combustíveis aumentaram tanto por quê? Com base nas informações dos relatórios de desempenho financeiro de 2019, 2020 e 2021, mostra que a Petrobrás apresentou em 2021 um custo médio de extração de petróleo e produção de derivado de R$ 114,89 (REAIS, veja bem) por barril e vendeu esse produto no mercado interno por R$ 416,40 o barril, garantindo, assim, lucro de R$ 301,51 por cada barril comercializado no país no ano passado. E tem mais…

SEGUE A CONTA…

Sim, senão vejamos. O constante aumento nos preços dos derivados foi o maior responsável pela alta de 7,51% do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) de abril. A elevação dos combustíveis teve influência no custo de demais produtos, principalmente alimentícios, levando a inflação do mês passado ao maior patamar desde 1995. No dia 27 de abril, a Petrobrás comemorou o aumento na produção de petróleo e derivados apontado no relatório de produção e venda do primeiro trimestre de 2022. Houve recordes na produção de óleo e gás em campos do pré-sal; recorde de 56% de participação de diesel S-10 na produção total do derivado; e recorde de processamento de óleo pré-sal, além do aumento do Fator de Utilização (FUT) nas refinarias.

CONCLUSÃO

E aí o povo brasileiro pergunta: “- Se a Petrobrás comemora recordes na produção, com o custo majoritariamente em real, por que a população segue pagando em dólar?” E deve perguntar, também, o porquê do brasileiro ter que pagar LUCROS bilionários para investidores estrangeiros da Petrobrás. Ah, sim, dizem que “no tempo do PT roubaram muito a Petrobrás”. Sim, petistas e seus aliados, segundo a Lava Jato, desviaram muito dinheiro da empresa. Mas, daí a dizer-se que “quebraram” a Petrobrás vai longe a diferença. A empresa vendeu (ou entregou a “preços módicos”?) boa parte de seus ativos, como refinarias altamente rentáveis. Já não é mais de que hora da Petrobrás usar a MOEDA e MÉTODOS DE CUSTOS BRASILEIROS (como TODAS as empresas fazem) para fixar os preços que OS BRASILEIROS devem pagar pelos derivados de petróleo?

ÚLTIMAS

Primeira: Claro que os números que apresentei devem ser conferidos. Eu os busquei em várias fontes, mas em nenhuma rede social, atuais “fontes fidedignas”, segundo alguns de seus adeptos;

Segunda: Aliás, o que menos se vê nas redes sociais são ARGUMENTOS. Poste o que quiser, contra, a favor ou muito antes pelo contrário e serás agredido, ofendido. E sem nenhum argumento sólido, passível de conferência. Apenas te detonam, nada mais;

Terceira: Na verdade, o que muitos entendem como “liberdade de expressão” é algo como “o direito de ofender, agredir, ameaçar” e outras coisas mais. E adivinhem de onde tiraram esse “entendimento”;

Quarta: Recebi do meu amigo jornalista, Rogério Costa Arantes, cópia da Lei Municipal nº 5.996, de 29 de outubro de 2015, que “Regulamenta o Plano Municipal de Mobilidade Urbana”. São 118 páginas que merecem e DEVEM ser lidas por todos os bento-gonçalvenses, já que diz respeito à vida de todos. Leia-a!

Quinta: Essa lei me interessou porque tenho insistido com a absoluta necessidade de que seja feito o “PLANO VIÁRIO” de Bento Gonçalves. E cheguei a uma conclusão: o Plano de Mobilidade Urbana é o que determina COMO deve ser elaborado o Plano Viário;

Sexta: Mas, como a legislação brasileira é “interpretativa”, peço ajuda a algum advogado para que esclareça isso. Terei prazer em divulgar, pois todos precisam saber;

Sétima: É sério que onze vereadores tiraram do COMPAHC o seu poder deliberativo, deixando-o só “consultivo”, mesmo com posição contrária do Ministério Público? Estranho! Por que será, hein? O que a população ganhará com isso?

Oitava: A “estadualização” da BR-470 não significa que será instalado um TERCEIRO PEDÁGIO entre Garibaldi e Bento Gonçalves. Segundo Elton Gialdi, presidente da CICs/Serra, será para viabilizar a inclusão no Bloco 3 do pedagiamento. Tomara que ele esteja certo;

Nona: Me perguntaram quantas vezes terei que citar a Resolução nº 600 do CONTRAN para que os quebra-molas e os tachões sejam LEGALIZADOS. Respondo: Perguntem do Secretário Municipal. Ou, talvez, ao Ministério Público;

Décima: Alguém lembra quando foi que Inter e Grêmio estiveram tão iguais, com times tão carentes? Grêmio na série B, com superávit e Inter com dificuldades na série B Sul-americana. Preocupante, não?