Entre as ações, será instalado uma sentinela pediátrica junto a Unidade Zona Sul, no Botafogo, que funcionará das 17h às 21h, todos os dias
Por conta da alta procura por atendimento ao público infantil na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h no bairro Botafogo, em Bento Gonçalves, a Secretaria de Saúde (SMS) apresentou novas ações voltadas a essa categoria. Recentemente, alguns casos de demora no acolhimento as crianças tem causado revolta entre os pais, o que fez com a pasta tomasse novas atitudes nesta semana.
Nesta segunda, 25 de abril, a SMS levantou a estatística de que 3.031 atendimentos pediátricos foram feitos do dia 1º até 25 deste mês, seguindo o padrão de março, onde foram atendidas 3.455 crianças com diversos sintomas. Nesses meses, a busca pela UPA aumentou em relação ao início de 2022.
A partir de hoje, portanto, será ampliado o número de consultas nas Unidades de Saúde, de 10 para 12, além de dois encaixes de emergência. Também será aberta uma unidade sentinela pediátrica, junto a Unidade Zona Sul, no Botafogo. Esse local funcionará para atendimento das 17h às 21h, todos os dias. Pacientes com etiquetas verde e azul, de emergências mais brandas, serão atendidos lá.
O processo de homologação de médicos aprovados em processo seletivo também está sendo agilizado, para que eles possam atuar o quanto antes junto a pasta de saúde do município. A secretária, Tatiane Misturini, reforça que os pais devem buscar as unidades de saúde quando as crianças possuem sintomas leves, “evitando que sejam direcionados para UPA. Estamos organizando o fluxo para esse atendimento”, ressalta.