Dados do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul mostram que, em 2015, Bento Gonçalves foi o terceiro destino mais comercializado. Foram analisadas 26 operadoras. Dessas, 11 apresentavam Bento Gonçalves em seus pacotes. 18 apresentavam Gramado e 15 Canela.
Em um cenário que mostra o turismo como uma das atividades econômicas de maior crescimento no Brasil e no mundo, a política pública de incentivo e fomento ao turismo, implementada pela Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), tem produzido importantes resultados. A comercialização da Capital Brasileira do Vinho como destino, feita pelas principais operadoras de viagens do Brasil, é um dos fatores que contribuem para o constante aumento no número de turistas.
Conforme o levantamento, em um período de 12 meses (novembro de 2014 a novembro de 2015) a procura por Bento Gonçalves foi estável. O secretário municipal de Turismo, Gilberto Durante, afirma que isso evidencia a ausência de sazonalidade. “Temos atrativos permanentes, independente da época do ano, além de eventos diferenciados para cada estação. Nosso calendário de atrações é constante”, complementa.
Quando analisados os dados relativos a oferta de cada região turística, no comparativo entre dezembro de 2015 e dezembro de 2014, a Região Uva e Vinho ocupa a segunda colocação, com uma representatividade de 37% do total da oferta gaúcha, atrás apenas da Região das Hortênsias, com 39%. No entanto, a Região Uva e Vinho foi a única região com aumento na oferta – aproximadamente 25%. “São resultados expressivos e corroborados pela intensa participação e parceria entre o poder publico e a iniciativa privada”, ressalta Durante.
Informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura.