Procurada pela reportagem do Semanário, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que não realizou nenhum levantamento parcial até o momento
A Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde foi prorrogada até 30 de novembro. A ação visa colocar em dia doses do calendário de rotina que estejam em atraso de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A decisão em postergar o prazo ocorre em razão dos baixos índices de procura em todo o país. A não imunização ocasionar o retorno de doenças que até então estavam erradicadas no país, como é o caso da coqueluche, poliomielite, sarampo, entre outras.
Conforme a SES, são 14 tipos de vacinas até os sete anos de idade e outras oito até os 15 anos, fora as que ocorrem em campanhas específicas, como a da gripe e da Covid-19. Cerca de 2 milhões de pessoas no Estado fazem parte desse grupo de menores de 15 anos.
Procurada pela reportagem do Semanário, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que não realizou nenhum levantamento parcial até o momento, sobre a quantidade de crianças e adolescentes que buscaram às unidades de saúde para realizar a atualização das vacinas.
A orientação dos órgãos de saúde é de que todas as crianças e os adolescentes menores de 15 anos compareçam a uma Unidade Básica de Saúde com a sua caderneta de vacinação, para que um profissional da saúde avalie se é necessária ou não a aplicação de alguma dose.
No Brasil, o avanço da desinformação através de fake news, disseminadas por grupos antivacinas e a ausência de políticas públicas que incentivem a vacinação, provocou a queda na vacinação de crianças e adolescentes. Das 10 vacinas previstas até o primeiro ano de idade, em nenhuma delas foi alcançada a meta de vacinação de atingir ao menos 95% do público da idade preconizada nos últimos quatro anos, sendo que em 2020 nenhuma ficou acima dos 90%. Os dados de 2021 ainda são parciais, pois essas vacinas de rotina têm um prazo de até seis meses para o município registrar as aplicações no sistema do Programa Nacional de Imunizações (PNI).