Após um 2020 de muitas incertezas, em 2021 lojistas conseguem ter uma previsão mais otimista sobre como serão as vendas da data comemorativa. Para atrair o consumidor, novas estratégias precisam ser utilizadas
Presentear em datas especiais é um hábito praticado por grande parcela da população. Com a pandemia e todas as consequências econômicas que ela trouxe, porém, muitas pessoas preferem gastar menos com presentes. Neste Dia das Crianças, assim como há um ano, o comércio precisa de esperanças e novas estratégias para atrair o consumidor.
O presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, afirma que a expectativa é manter os números de 12 meses atrás, e que esse já seria um resultado positivo. “Temos que levar algumas coisas em consideração: como a inflação está muito alta, se nos mantermos no mesmo patamar de 2020, se ela fosse descontada, apontaria uma queda de 3%. Sem descontar a inflação, então teríamos uma equivalência de valores em relação ao ano passado”, explica.
Um dos fatores de não esperar um aumento significativo é porque no Rio Grande do Sul está acontecendo uma redução populacional de crianças. “Entre 2000 e 2019, essa população caiu 21%, de zero a 14 anos, isso é um dos fatores do porquê, de repente, poderemos não ter acréscimo nas vendas”, ressalta.
De acordo com levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG), comerciantes estão otimistas para a data. A expectativa média é de vendas 12% maiores do que no comparativo com o mesmo período do ano passado. A entidade afirma que em 2020 as lojas sofriam com a falta de previsibilidade e planejamento nos protocolos de restrição e enfrentamento à Covid-19. Em 2021, porém, há estabilidade para consumidores e comerciantes, além do aumento da sensação de normalidade e o reaquecimento econômico.
O presidente da CDL, Marcos Carbone, relata, em nota, que o comércio está trabalhando sem cessar em busca de bons resultados. “São promoções oferecidas aos consumidores, com condições diferenciadas de negociação, disponibilização de um mix atrativo de produtos e, também, facilidades no que diz respeito ao atendimento: vendas por aplicativos de mensagem e plataformas digitais, garantindo comodidade, praticidade e agilidade para quem quer comprar, entre outras. Esse esforço é, certamente, o responsável pela previsão de crescimento nas vendas, que deve certamente se concretizar para a data”, destaca.
Pandemia mudou o consumidor
Para datas comemorativas, Amadio ressalta que os lojistas apostam nos produtos que costumam ser mais procurados. “Os campeões normalmente são os brinquedos, mas vem crescendo muito o vestuário, calçados e eletrônicos. Com isso, eles estão reforçando os estoques”, salienta.
Muito mais do que itens disponíveis para compra, o presidente do Sindilojas frisa que a pandemia mudou o comportamento do consumidor e os comerciantes precisam buscar também outros atrativos. “Tem quer ter muito foco no atendimento, buscar multicanais, a gente viu que há um crescimento muito grande nas vendas pela internet. Não tem que fechar o negócio físico para trabalhar com o digital, mas utilizar em paralelo com as duas ferramentas, além de buscar, principalmente os pequenos negócios, um atendimento personalizado, sempre buscando a melhor experiência para o consumidor”, observa.
As compras devem se concentrar, principalmente entre sexta e segunda-feira. “Vamos levar em consideração que essa é a semana de pagamento, que já dá um acréscimo na movimentação de pessoas no comércio. Projetamos que haverá um grande movimento de 8 a 11 de outubro, pois são muitos fatores que deve gerar uma circulação muito maior de consumidores, principalmente no centro da cidade”, sublinha.
Lojistas acreditam em aumento nas vendas
Segundo a proprietária da loja Affeto, Gisele Bonassi, a expectativa é que as vendas cresçam. “Que isso dê uma movimentada no comércio. Como abri a loja há pouco tempo, não tenho parâmetro com o ano passado, mas as pessoas já estão buscando opções. Fiz promoções para chamar o público para vir comprar”, conta.
A gerente da Loja Clip, Josiele Santos, o Dia das Crianças é uma das datas mais importantes para o comércio. “Acreditamos que esse ano tenhamos um aumento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado”, destaca.
Sobre os itens mais procurados, ela menciona que criança gosta de ganhar brinquedo. “Bonecas, cozinhas e brinquedos que simulam as tarefas do dia a dia, carrinhos, jogos, bolas, bicicletas, massinhas, super-heróis, também brinquedos para bebês a partir de 0 ano. Os itens são lúdicos e muito importantes para o desenvolvimento das crianças, estimulam a criatividade de forma significativa e aprendizagens diversas a cada estimulo produzido pelo brinquedo”, detalha.
Josiele também acrescenta que a empresa sempre faz campanhas sazonais de acordo com a época do ano e que um dos trabalhos é feito por meio das redes sociais, onde são publicados diversos produtos. “Estamos sempre em busca de novidades, lançamentos, e claro, preço atrativo para o nosso cliente. Para esta data, lançamos a campanha ‘Dia das Crianças Clip’. São mais de 70 brinquedos em oferta que atendem de todas as idades, desde o bebê até o mais grandinho”, finaliza.
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