Escola Maria Margarida Zambon Benini está preparando programação especial para comemorar aniversário

A escola tem papel fundamental na vida das pessoas. É lá que grande parte dos aprendizados que carregamos para o resto da vida, são explorados e desenvolvidos. Por isso, quando um educandário está de aniversário, nada mais justo do que celebrar. Na próxima segunda-feira, 11 de outubro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Margarida Zambon Benini comemora 25 anos de existência. Em clima de alegria, todo espaço recebeu uma decoração especial.

Contudo, ao falar sobre a data, a atual diretora, Denise Pandolfo, não poderia deixar de mencionar uma importante figura nessa história. Em meados de 1996, José Caetano Dell’Aglio (In Memorian), naquela época morador do Vila Nova II, decidiu tomar a iniciativa de lutar por um educandário no bairro, ao perceber que no horário escolar, havia muitas crianças brincando na rua, que não frequentavam o colégio, porque era longe.

Foi então que ele começou a mobilizar os moradores para pedir à prefeitura a construção de um espaço. Também procurou os padres da Igreja Santo Antônio, por isso, as primeiras aulas aconteciam após a missa, no salão da paróquia. “O processo foi rápido, a escola foi construída logo que a comunidade se uniu e solicitou”, conta Denise.

Graças a luta de Dell’Aglio que hoje, o local comemora mais um ano de vida. Como forma de homenagem, além de ser considerado o patrono da escola, na parede da biblioteca tem um retrato com a imagem do antigo morador, para que todos os alunos, mesmo que por meio de uma imagem, saibam quem se preocupou com a educação das crianças do bairro.

Crescimento gradual

Denise também é parte importante dessa história, afinal, trabalha na escola desde que a mesma foi inaugurada. Começou como professora, passou para supervisora e desde o ano passado é diretora.

Com carinho, a profissional lembra que inicialmente o local era pequeno e que o crescimento da estrutura aconteceu aos poucos. “Começou com um corredor com quatro salas de aulas. Usávamos o salão da Igreja como secretaria, refeitório e cozinha. Depois, esses espaços foram sendo construídos aqui”, afirma.

Hoje, a realidade da escola é outra. São 16 salas e 31 turmas para comportar os 660 alunos matriculados, entre o Jardim A e o 9° ano, onde os estudantes contam com um amplo espaço, com quadra de ginásio aberta e fechada para a prática de esportes, além de laboratório de informática e de ciências. “Estamos sempre buscando trazer mais tecnologia e recursos para eles”, garante.

Apenas jovens que residem no Vila Nova II são atendidos. Contudo, como o bairro está em constante crescimento, Denise conta que houve necessidade de expansão da escola por diversas vezes, para dar conta de tantos estudantes. Ainda assim, já não tem mais condições de suprir a demanda atual. “Precisamos de outra ampliação, pois não temos mais vagas. A prefeitura está dando transporte, então os pequenos vão para o Barracão ou Escola Princesa (localizada no Vila Nova I), porque a gente já não tem mais como abrir novas turmas”, conta.

Para comemorar a data

Embora o momento não seja propício para comemorações com grande público, devido a pandemia do coronavírus ainda exigir cuidados, a comemoração dos 25 anos não vai passar em branco. “Precisamos tomar muito cuidado, então tínhamos muitos planos, mas eles estão sendo adaptados”, afirma.

De acordo com a diretora, algumas atividades estão sendo planejadas em conjunto com o Dia das Crianças. “Teremos o dia do cabelo maluco, um dia com lanche especial, e brincadeiras. Também vamos fazer uma gincana, que os professores de Educação Física estão preparando, vai ser algo bem bacana, que os jovens vão gostar muito, mas tudo com distanciamento, como tem que ser nesse momento. Além disso, tem as atividades que cada professor tem desenvolvido. São várias ações em forma de homenagem”, garante.

Vice-diretora da manhã, Adriana Alves Nunes, diretora Denise Pandolfo e vice-diretora da tarde, Ivanete Trevelin Tumelero

A diretora afirma o quanto se sente bem por fazer parte dessa comemoração. “É um orgulho estar vivendo isso. Cada vez que a gente conversa sobre situações que passaram nesses anos, é bacana recordar, viver de novo, a sensação é de alegria por estar aqui, com a escola passando por esse momento. É bacana ter visto esse crescimento”, destaca.

Almoço para arrecadar fundos

Outra ação, preparada pelo Círculo de Pais e Mestres (CPM) é o Almoço do Bem, uma confraternização, em formato drive thru, que vai acontecer no dia 17 de outubro, das 11h às 13h, no CTG Presilha da Serra. No cardápio vai ter massa, galeto, salsichão e maionese. É possível adquirir ingressos na escola, pelo valor de R$30,00.

Denise elogia a iniciativa dos organizadores. “Estão apostando muito que tenha sucesso, até para que a gente consiga arrecadar dinheiro para outros planos que a escola pretende colocar em prática”, afirma