A sexta-feira, 11, foi de celebração e esperança para Gilberto Bertarello, de 61 anos, que após 81 dias de luta, venceu a covid-19 e recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. Ele estava internado desde o dia 18 de março, quando teve seu quadro clínico agravado por complicações do novo coronavírus. Desde então viu sua vida por um triz. No dia 22 de março precisou ser intubado e transferido para um leito intensivo.
A luta de Bertarello seguiu durante esse tempo e, no dia 10 de abril, a equipe médica da instituição realizou a extubação. Agora, ele segue internado em um leito clínico e, posteriormente, deverá receber alta para continuar com o processo de recuperação em casa.
Durante o trajeto da UTI até a ala clínica, Bertarello foi homenageado pelo corpo clínico do hospital, que o aguardava. Ao passar pelo corredor, muitos aplausos e comemoração pela vida do paciente que esbanjou alegria e segurando um cartaz com os dizeres “Eu venci a covid”, agradeceu pelo tratamento recebido.
Vídeo: Larissa Pistoia