MOBILIZAÇÃO REGIONAL

CAXIAS DO SUL formou o seu bloco: Gramado – Canela – Aparados da Serra – Nova Petrópolis. Construção do Aeroporto Vila Oliva está autorizada, mas não tem estradas para as máquinas irem até lá e começarem os trabalhos. E não tem mais casas para alugar nas cercanias. Além disso, Caxias está preocupada com as estradas vicinais para que a região de Bento e Veranópolis possam chegar com facilidade e utilizar o aeroporto, e não optar pelo Salgado Filho. É muito trabalho e muito recurso necessário. Comitiva liderada pelo CIC de Caxias, em torno de 12 Membros, foi a Brasília esta semana. A luta começou.
Encantado formou seu bloco: Roca Sales – Muçum – Santa Tereza. Estão querendo e vão conseguir agregar Guaporé. Já foram à Brasília também atrás de recursos para asfaltar 26 quilômetros do circuito turístico.
BENTO GONÇALVES é cidade mãe do bloco: Carlos Barbosa – Garibaldi – Pinto Bandeira – Monte Belo.
Interesse comum a este contexto todo, além do aeroporto, são as estradas, especialmente as que dizem respeito ao circuito turístico. Precisamos urgentemente a duplicação da Bento – Farroupilha e da Bento – São Vendelino. Nos interessa o asfaltamento pretendido pelo bloco de Encantado porque o pessoal que viria a Bento, poderia abraçar Vale dos Vinhedos, Monte Belo, Santa Tereza, Encantado, retornando a Porto Alegre ou Salgado Filho por Lajeado, vice e versa. O Prefeito de Monte Belo está “deitando” asfalto rumo a Faria Lemos via Linha Caravaggio, “vou chegar lá antes de Bento” confidenciou. Prefeito de Bento anunciou esta semana o início da continuidade do asfaltamento do Vale Aurora em direção a Faria Lemos. “Tudo como o diabo gosta” diria meu avô, ao definir coisas boas.
Podem as coisas não estar acontecendo rigorosamente assim, porém é assim que eu vejo acontecerem “in my mind”. Quem vai chegar antes a Faria Lemos?

MOBILIZAÇÃO REGIONAL II

A luta da região pela melhoria das estradas passa, fundamentalmente, pela coordenação do CICS Serra, pelo Senador Heinze, pelo Governo do Estado e pelas lideranças empresariais da região. O Presidente da Entidade é o empresário bento-gonçalvense “por adoção”, Elton Gialdi, que não leva ninguém para compadre, vai lutar até conseguir que o plano traçado para a melhoria viária seja executada. E ele passa pela implantação de pedágios, uma instituição que assusta os políticos porque “o povo não gosta muito de pagar pedágio”, mas “é um mal necessário”, diz o Prefeito de Monte Belo. Elton não tem fronteiras, já andou lá por Lagoa Vermelha (BR-470) Vacaria, semeando o “grito de guerra” dos mosqueteiros “um por todos e todos por um”. Esta semana, num discurso contundente, o Presidente Bolsonaro, lá pelo norte do país, acabou com pedágios beneficiando caminhoneiros e também decretou “moto não paga mais pedágio”. Como está se aproximando o período eleitoral para Presidente, como estamos falando também em pedagiar rodovias federais, o CICS Serra corre contra o tempo. Nesta segunda de manhã saí de Bento às 05:30 horas para ir até a praia, São Vendelino estava “entupida” de caminhões transportando riquezas. Não podemos mais continuar assim, se não lutarmos Caxias vai conseguir a duplicação Farroupilha – São Vendelino e nós vamos ficar “chupando o dedo”. Melhoria de nossas estradas: uma luta de todos nós.

O VÍRUS QUE NOS ATEMORIZA

Meu avô sempre dizia “quem quer vai, quem não quer fica”. Se uma faxineira ou jardineiro não faz o que tu quer que faça ou, como tu quer que faça, vá e faça tu mesmo. Foi o que eu fiz nesta segunda. Acompanhado do meu fiel assessor Jacinto e munido de cortador de grama, máquina de sulfatar para adubar plantas, serrote, terra adubada do Super Apolo, lá fui eu para um “mutirão de limpeza” da casa da praia. Dei duro o dia inteiro e quando estava pronto para “tomar um Dreher”, recebi um telefonema de minha filha de 16 anos, anunciando “pai estou com COVID”. Cheguei em casa ela já estava isolada e medicada, Bolsonaro iria gostar quando soubesse o nome dos remédios que o médico receitou. Acontece que voltaram as aulas presenciais. E, na turma dela e da idade dela, muitos colegas se infectaram. Quem transmitiu o vírus? Como vamos saber? Vejam a quem o vírus também está atingindo, jovens de 16 anos, não somente os idosos. Observo as estatísticas divulgadas nesta quinta-feira. Já temos em Bento 268 mortes e mais de 1.100 pessoas isoladas em tratamento, seja no Tacchini ou fora dele. Esse número de infectados não tem jeito de baixar. De onde vem o vírus, quem transmite o vírus?

A TRANSPARÊNCIA NECESSÁRIA

Louvo a união e a capacidade que Bento tem de promover ações comunitárias no interesse público. É em torno do Tacchini, é em torno de nossas entidades assistenciais, é em torno do Esportivo, em torno do Consepro – leia-se Brigada e Segurança – enfim, eu diria, os empresários são “pau para toda obra”. No entanto eu entendo, eu disse, eu, que deveria ser adotada mais transparência por parte de quem aplica os recursos para que esta ação comunitária mereça mais aplausos, sirva de exemplo e estímulo aos jovens, futuros líderes. E também defendo, em meio a tudo isso, que se torne público, sem que questionemos, porque a FUNDAPARQUE está com problemas de equilíbrio financeiro e com necessidades de investimentos superiores a 20 milhões de reais para a melhoria das condições dos pavilhões necessários à realização das preciosas feiras internacionais, postergadas em razão do vírus, o que também contribuiu para a drástica diminuição da receita. Esta semana sofri mais um leve abalo emocional ao ler que a Prefeitura de Caxias destacou a Guarda Municipal para cuidar da segurança e patrimônio dos parques públicos. Estou convicto de que se tivéssemos policiamento no Parque, teríamos a frequência do público com caminhadas, ciclismo, lazer, respirando ar puro anti-vírus. Paradoxalmente, é ali um local de vacinação, num local deserto, não aproveitado para lazer e recreação, só como Parque de Eventos. Tenho a sensação que os empresários vão acabar devolvendo o Parque para a Municipalidade. Deveriam devolver?

OS MUTIRÕES DE LIMPEZA E O VÍRUS

Louvo a ação pública – Prefeito Diego, Vice Amarildo, Vereador Biasi, em favor da limpeza que é também educacional e inspiradora, nos bairros assim como pequenas obras de interesse público. Vamos tomar como exemplo a Linha De Mari, onde o Semanário esteve recentemente. Antes, revoltados com o abandono do Poder Público. Hoje, são só alegria e aplausos porque a Municipalidade esteve por lá e atendeu expectativas, agora estão à espera da internet, que já está chegando. Minha visão é de que o vírus também tem que ser banido assim como o matagal, o lixo dos bueiros, os entulhos das estradas. Uma sugestão seria de que o Prefeito se reunisse com o Amarildo e dissesse: Amarildo, seguinte: eu e o Biasi vamos atacar os bairros e o interior. E tu, mais os Vereadores, vão “caçar” o vírus, acaba com ele. Reúne a Guarda Municipal, pede ao Consepro que te apoie cedendo dois carros e quatro policiais, pede recursos ao “Unidos por Bento”, monitora os caminhos do vírus e acaba com o problema onde ele nasce. Tu é bom nisso, aliás, Amarildo tu é bom em tudo que faz. Assim, dividimos nosso potencial, o Tacchini não é protagonista no combate e sim na cura, os protagonistas no combate somos nós, Prefeitura, classe médica do SUS, Brigada, Guarda Municipal, Unidos por Bento. Mais uma coisa Amarildo, usa transparência, a população deve saber das ações, em que bairro está o vírus, monitora empresas, o comércio, as concentrações de jovens, os eventos, mantém tudo sob controle absoluto. Assim, enquanto eu, Prefeito, comando a operação “MUTIRÃO PELA QUALIDADE DE VIDA”, tu AMARILDO, comanda a operação “MUTIRÃO DE COMBATE AO VÍRUS”. “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”. Bem Prefeito, leitores, foi uma ideia, “ideias não são metais que se fundem”. Mas eu imagino o Amarildo pelos cantos da cidade falando, “cara, crachá”!