Visitas

Estiveram aqui, em visita ao SISTEMA S, o Prefeito de Monte Belo do Sul, ADENIR DALLÉ, o vice Prefeito JORGE BENVENUTTI e o Presidente do Legislativo Montebelense ONÉCIMO PAULETTI. Estiveram aqui também o Presidente do Sindilojas, Daniel Amadio para apresentar a Presidente do OBSERVATÓRIO SOCIAL, a Advogada Aiala Premaor. Quem esteve aqui também foi o Presidente do Clube Esportivo, Laudir Picoli com o técnico Rogério Zimmermann. E, o Presidente do Clube Aliança, Ivan Toniazzi, acompanhado de sua Vice Social Silvia Peruzzo.

Lideranças regionais

ADENIR DALLÉ, Prefeito de Monte Belo se alinha, ao lado de Hadair Ferrari, de Pinto Bandeira e, de Gisele Caumo, de Santa Tereza, entre as grandes lideranças políticas e comunitárias da que eu posso chamar de “GRANDE BENTO GONÇALVES”. Assim, não me surpreenderia se DALLÉ, venha a ser Presidente da Associação dos Municípios (AMESNE) e também candidato a Deputado Estadual. FERRARI é de uma dinâmica impressionante, seu governo tem aprovação com índices que beiram 80%. GISELE está despontando como grande liderança do Vale Taquari. Todos eles são expressões políticas e comunitárias perfeitamente niveladas com as nossas aqui de Bento, embora tenham em suas mãos pequenos municípios desmembrados de Bento. Suas atuações na gestão pública estão concentradas em projetos de desenvolvimento turístico e, em decorrência, por estradas. O Prefeito Dallé enfatizou que “estou deitando asfalto em direção a Faria Lemos, tenho um projeto turístico exemplar em execução, nossas ligações rodoviárias com Bento e São Vendelino devem ser melhoradas em favor do turismo, acredito no surgimento de pedágios que, embora sejam um remédio amargo, é a solução, não há outra, estou empenhado neste processo, para acelerar a melhoria de nossas estradas”, enfatizou.

Estilo de governar

Uma visita ao Prefeito, prolongada e com troca de ideias. Ouvir observações daqui e dali e, por fim, participar de recepção do Prefeito e Vice Amarildo na UPA e HOSPITAL, deu para emitir opinião preliminar de que o Prefeito Diogo Siqueira tem um estilo de governar que me agrada. Vejamos: em ações iniciais, tratou de ser popular sem ser populista, para suprir deficiências que se apresentaram no governo Pasin, dedução é minha, que quase redundaram em fracasso eleitoral. Tem uma conduta cordial, porém firme, decidida, sabe o que quer e como conseguir, o que o faz ter seguidores incondicionais. Ao mostrar o que já fez na UPA-HOSPITAL, e o que vai fazer, o Prefeito emitiu alguns conceitos positivos: “temos gargalos na saúde que devemos corrigir, vamos investir o que for preciso para que Bento tenha a melhor saúde do Brasil, embora estejamos muito bem”. Disse isso na presença da imprensa nesta sexta-feira, presentes também grande número de Vereadores e Secretários municipais. Os Vereadores aprovaram, sob a liderança de seu Presidente Rafael Pasqualotto, a utilização, de forma extraordinária, de recursos orçamentários que estavam destinados a educação para a saúde, especificamente para as obras do Hospital. É, na saúde pública que o Prefeito está concentrando toda sua energia inicial de gestão. Deu para notar que, com o Prefeito Diogo será “sim” ou será “não”, não haverá delongas, nem contemporizações, todas as decisões serão tomadas a bem do interesse público, mesmo que doa. Aí é que está o problema, Bento é uma cidade cheia de dodóis, que gravita em torno de interesses que, mesmo que sejam positivos, são difíceis de conciliar. Tomara que as coisas se encaminhem para uma gestão de interesses públicos, mas compartilhada com as lideranças comunitárias. Até o momento o Prefeito está obtendo respeito pleno e sua atuação está sob grande expectativa.

Sindicato em chamas

Onécimo Pauletti, produtor rural da Linha Caravággio e Presidente do Legislativo de Monte Belo, é candidato a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em oposição ao atual Presidente Cedenir Postal. A eleição vai ocorrer neste 27 de maio, as chapas estão completas, a luta eleitoral começou, cada qual com suas propostas perfeitamente declaradas. Pauletti diz ter um forte argumento para derrubar Postal, Postal respalda sua candidatura no atendimento das expectativas dos associados “com quem estou permanentemente em contato”. “Se é para o bem do produtor rural, que lutem e vença o mais forte, não em força física, mas em ideias e conquistas”.

O Esportivo de Rogério

O Presidente Laudir preside o Esportivo com plena soberania, quer dizer com pleno respaldo do Conselho Deliberativo. Ele bancou a volta de Rogério Zimmermann ao comando técnico do Clube para disputar a série D do brasileirão. Sempre acompanhei a trajetória profissional de Rogério, fazia o meu perfil como treinador. Não gostei muito da saída tempestiva dele do Clube, no entanto isso não importa muito eu conheço o Presidente e seu perfil, se Rogério tinha que sair é porque tinha que sair, se Rogério tinha que voltar é porque tinha que voltar (Henrique Alfredo Caprara). E ponto, vamos adiante, embora essa pulga na camisola que é o estado do gramado do estádio. Hoje, sexta, manhã cedo, ligo o rádio, o Pedro Ernesto, de novo com a ronha do gramado da Montanha dos Vinhedos. É a Renata Fan, é a Rede Globo, é os comentaristas esportivos, é todo mundo a falar do benedeto estado do gramado do estádio do Esportivo. Não aguento mais. Olhando, porém, a coisa pelo lado bom, marketing gratuito para o Esportivo, toda hora e em todo país. Voltemos ao Rogério, humilde, cordial, tem conceitos definidos sobre futebol, é voltado para as quatro linhas, para a qualidade de vida de seus atletas e familiares. É intenso. Veio trabalhar no “paraíso, todo mundo quer morar em Bento, trabalhar em Bento ou visitar Bento”. O difícil é “resistir a Bento” e “conduzir Bento”.


Daniel Amadio, ex presidente e, Aiala Premaor, Presidente do OBSERVATÓRIO, em visita ao SISTEMA S

O Observatório Social

É complicado esse processo de monitorar, ir ver se a municipalidade ou o Legislativo gastaram bem ou se precisam de corretivos. Essa é a função primordial do Observatório Social, organismo criado com o intuito de contribuir para a “moralidade” dos gastos públicos. Se não se aplica a Bento (se aplica?), se aplica por aí, algum sentido tem a criação do Organismo. Mas, vamos lá, depois do Presidente Daniel Amadio, a sucessão através da advogada Aiala Premaor, uma linda garota de olhos verdes que, ao ouvi-la, me pareceu muito determinada, consciente de sua missão e com muita competência de exercer a missão comunitária. Vale dizer que o Observatório empobreceu, as verbas ficaram reduzidas, nada a ver com o vírus, a ver com o entusiasmo. Quando brotou um painel com as entidades a empresas apoiadoras ocupava uma parede inteira agora caberiam num painel tamanho de uma porta. Mas, vamos em frente, grandes missões é para grandes soldados. Conta com a gente Aiala, princesa italiana com nome de princesa dos Emirados. “Labor omnia vincit”!

O Clube Aliança

O Clube Aliança, o “palácio rosado”, nasceu com Bento, edificado pela elite social. Recebeu grandes orquestras, foi sede de grandes eventos e acolheu Presidentes. Como estamos vivendo um outro momento social, os encontros agora são mais no âmbito familiar, nos sítios de lazer, na praia e campo. Embora quieto, ajustado a esses momentos de recolhimento o Clube sobreviveu, teve sustentabilidade a ponto, inclusive, de melhorar em alguns aspectos físicos, sob a presidência de Marlove Santana dos Santos. Agora o Clube é conduzido por Ivan Toniazzi que, em visita ao Semanário, disse de sua proposta em revitalizar o Clube, o que, na essência, significa intensificar a frequência dos associados e um novo modo de se posicionar diante da comunidade. Sucesso a nova diretoria.


Ivan Toniazzi, Presidente e, Silvia Peruzzo, Vice Social, no SISTEMA S, sendo recebidos pelo seu Diretor Henrique Alfredo Caprara.