Inovação, desenvolvimento tecnológico, prospecção de crescimento exponencial, aplicabilidade uniforme, reprodução ilimitada e alto risco. Os modernos conceitos de empreendedorismo surgidos com a era digital fundamentam o projeto StartUCS – Transformando Ideias em Negócios, pelo qual a Universidade de Caxias do Sul (UCS) visa fomentar o modelo de startups, objetivando o desenvolvimento e a inserção de novas empresas no mercado de forma sustentável e competitiva.

Vinculado ao Programa de Empreendedorismo da UCS e dirigido, inicialmente, a estudantes de graduação e pós-graduação, professores e funcionários da instituição, o StartUCS tem inscrições abertas até o dia 8 de setembro. A iniciativa visa apoiar ideias e orientar os criadores de projetos de base tecnológica e inovadores, contribuindo para o detalhamento, aperfeiçoamento e concretização de um modelo de negócio. O foco são proposições de startups – empresas dispostas a desenvolver um modelo de negócio repetível, escalável e de alto risco, que podem pertencer a qualquer área ou ramo de atividade.

Como participar
As inscrições devem ser feitas por formulário retirado no site www.ucs.br/site/startucs/ e entregue no Campus-Sede, Bloco 59, sala 110 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min ou das 13h30min às 18h). Os projetos aprovados pela coordenac?ão Programa de Empreendedorismo, pela direção da Incubadora Tecnológica da UCS e por parceiros externos, em uma primeira avaliação, terão os autores chamados para uma rodada de entrevistas. O resultado da classificação, limitada a dez propostas, será divulgado no dia 17, e as atividades se iniciam na segunda, 21 de setembro. Cada projeto pode ter de um a quatro integrantes, sendo vedada a participação de uma mesma pessoa em mais de uma proposta.

Como funciona
A execução do StartUCS se dará em duas fases. A primeira, destinada ao aperfeiçoamento da ideia inicial e estruturação do modelo de negócio, é composta por 20 encontros semanais, de 3 horas cada, às segundas-feiras (no período vespertino), até dezembro. Cada reunião terá a mentoria de um especialista, do mercado ou da universidade, das áreas de tecnologia, negócios, investimento, contabilidade, finanças, jurídica, psicologia e da Incubadora Tecnológica da UCS. Ao final do cronograma será realizado um Pitch-Day, evento de apresentação sumária (de 3 a 5 minutos) dos projetos a potenciais investidores do mercado.

A segunda fase será voltada à consolidação efetiva da empresa, por meio da preparação de um plano de negócio envolvendo a criação de um protótipo testável do produto ou serviço e a busca de potenciais clientes. “Nesse momento há um produto físico, validação técnica e validação comercial, qualificando a empresa a receber aporte financeiro”, explica o professor do Programa de Empreendedorismo da UCS, Enor Tonolli, um dos coordenadores do StartUCS. Mesmo os projetos que não obtiverem investimento do mercado terão oportunidade de prosseguirem seu aperfeiçoamento ingressando na Incubadora Tecnológica da UCS, que disponibilizará espaço físico, infraestrutura, secretaria e busca de fomento para a empresa.

Características das startups:
* Inovação: é a introdução, com êxito – representado pela viabilidade comercial -, no mercado, de novos (ou com características diferentes dos já existentes) produtos, serviços, processos, métodos e sistemas.
* Base tecnológica: os projetos, de qualquer porte ou setor, devem ter na inovação tecnológica os fundamentos de sua estratégia competitiva, propondo o desenvolvimento de produtos ou processos novos ou melhorias significativas naqueles existentes. O termo produto se aplica a bens e serviços, podendo ser softwares, aplicativos, hardwares ou outro tipo de equipamento, método ou procedimento.
* Repetível: implica na reprodução do modelo produtivo em qualquer outro lugar, em escala potencialmente ilimitada, entregando o produto sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente. Pode ocorrer tanto com a venda de uma mesma unidade várias vezes (como no caso de um software) ou mantendo o produto disponível independentemente da demanda.
* Escalável: trata do potencial do empreendimento de crescer rapidamente, com ampliação exponencial da receita e baixa elevação de custo, sem que isso influencie no modelo de negócio. Quando se torna escalável, a startup deixa de existir, consolidando-se como empresa lucrativa.
* Alto risco: o propósito inovador traz consigo um cenário de incerteza – não se pode prever a reação do mercado ao produto ou serviço, havendo maior risco de rejeição ou de o projeto não se provar sustentável.

 

Setor de Imprensa – Universidade de Caxias do Sul