Com duração de 60 dias, a campanha de arrecadação teve início no dia 9 de novembro. O objetivo é arrecadar R$ 150 mil para a execução de todos os processos
Os amigos Alexandre Chaves, Andrei Dalla Vecchia e Mouses Marcolin Fontoura, moradores de Bento Gonçalves, idealizaram um projeto para a produção do primeiro vinho fabricado via financiamento coletivo ou crowdfunding no Brasil. A ideia em criar uma campanha para financiar a produção pretende alcançar duas mil garrafas do produto.
De acordo com os idealizadores, a uva, utilizada no projeto está sendo cultivada em Encruzilhada do Sul, na região sudeste do Estado. Para tirar o sonho do papel, o trio de amigos decidiu realizar uma campanha nos mesmos formatos que já ocorrem em outros setores, entre eles, o da música, com o financiamento coletivo para a gravação de CDs, por exemplo. A ideia é comprar a matéria-prima, os barris de carvalho francês, além de alugar um espaço dentro de uma vinícola, para engarrafar e enviar o produto final para a casa dos apoiadores.
Assim, surgiu a ideia de criar uma campanha de crowdfunding para a produção do próprio rótulo. Com o valor que esperam arrecadar na campanha, vendendo metade da produção, o trio vai comprar as uvas e os barris de carvalho francês, além de alugar espaço dentro de uma vinícola, engarrafar e enviar o produto final para a casa dos apoiadores. As variedades escolhidas para compor o assemblage foram Merlot, Touriga Nacional e Teroldego.
De acordo com Chaves, que é enólogo, por não terem vindo de famílias produtoras de vinho, o processo precisou começar do zero. “Então pensamos que se dividíssemos os custos com mais pessoas, poderíamos fazer um pouco mais e com mais qualidade”, comenta. Dalla Vecchia e Fontoura também possuem uma vivência com a uva, por trabalharem em vinícolas de Bento Gonçalves.
Com duração de 60 dias, a campanha de arrecadação teve início no dia 9 de novembro. O objetivo é arrecadar R$ 150 mil para a execução de todos os processos. O valor da garrafa será de R$ 150, que é o preço mínimo de participação. Há ainda a possibilidade de adquirir três ou seis garrafas (R$ 450 e R$ 900). A entrega será por conta do fornecedor nas compras de três ou seis garrafas. Outra opção é um kit especial composto por uma caixa com seis garrafas por R$ 1,2 mil. Restrita a somente 20 apoiadores, a modalidade inclui também o recebimento de uma amostra do vinho em meados de 2021 para uma degustação online com o enólogo. “É a oportunidade de conhecer um legado no seu começo”, finaliza Chaves.
A intenção é de que os vinhos elaborados sejam entregues aos apoiadores do financiamento coletivo no primeiro semestre de 2022. O projeto está sendo divulgado no Instagram @bodega3amigos e também no perfil de Chaves na rede social (@chaves_alexandre).
Foto: Rodi Goulart