E a 9ª edição do Battle in the Cypher traduziu, com muita energia, atitude e cultura, a excelência da expressão urbana. Foram quatro dias intensos com exposições, batalhas, workshops, palestra, cinema, party, e live paint, entre outras atrações, na Fundação Casa das Artes e educandários do município.

A cidade recebeu B.girls, B.Boys, Graffiti Writers, Deejays e MC’s de boa parte dos estados do Brasil, bem como, do Japão, Colômbia, Peru, Paraguai, Uruguai e Argentina. O evento sediou a primeira seletiva do Campeonato de B-Boys da Red Bull BC One World Final. O selecionado foi Mirley Allef Dos Santos, do Distrito Federal, de nome artístico Allef, que competirá na final nacional do Red Bull BC One World Final que ocorre em São Paulo, dia 09 de junho, onde 16 participam, mas só um é coroado campeão. Este ano, a final mundial acontecerá na Suíça no dia 28 de setembro.

O ganhador do Batlle in the Cypher foi Bernardo Ortiz, do Paraguai, que tem o nome artístico de Berna. No ano que vem, 2019, o Battle in the Cypher estará comemorando 10 anos do evento. Segundo Pedrinho Footwork Squad “iremos fazer uma edição mais especial, pois a Nest Support conseguiu inserir Bento Gonçalves no cenário nacional e internacional da Cultura Urbana”.