A 31ª edição da ExpoBento e a 18ª da Fenavinho chegaram ao fim, neste domingo, 18 de junho, renovando seus preceitos engajados na apresentação de novidades aliados à manutenção de conceitos tradicionais dos eventos. Assim, durante 11 dias, a mescla entre experiências – digitais e físicas – e atrativos clássicos da feira e da festa conjugaram a receita para mais uma edição de êxito. “Temos a certeza de ter entregue aos expositores, aos patrocinadores, aos visitantes e a toda comunidade mais uma edição da feira e da festa à altura da representatividade desses grandes eventos”, disse o diretor-geral da 31ª ExpoBento, Bruno Benini.

Do dia 8 de junho, quando feira e festa foram abertas, até o dia 18, circularam pelo Parque de Eventos mais de 262 mil pessoas que aproveitaram produtos e serviços de quase 500 marcas. Depois dessa maratona que deve proporcionar negócios na casa de pelo menos R$ 40 milhões, contabilizando as centenas de transações que a feira continua promovendo após sua conclusão, Benini só lamentou as condições climáticas que prejudicaram a visitação. Nada, entretanto, que tenha tirado aquilo que mais importa: a satisfação do público e dos expositores. “É verdade que o fator climático infelizmente não colaborou da forma que gostaríamos para o fluxo de visitantes, com as fortes e recorrentes chuvas que acompanhamos nos últimos dias. Mesmo assim, encerramos a edição com avaliação positiva dos números e, sobretudo, da qualidade das experiências que todos tiveram na ExpoBento e na Fenavinho”, comentou Benini.

Essa mesma sensação foi compartilhada pelo coordenador do comitê da 18ª Fenavinho. Rodrigo Valerio enalteceu o esforço coletivo da equipe na construção uma festa que teve uma agenda de programação de três meses, centrada no envolvimento comunitário, e que teve a culminância com a realização da Vila Típica, no Parque de Eventos. “A Fenavinho é um movimento de valorização histórica, cultural e comunitária, que enaltece nossas origens e brinda nosso produto mais emblemático, que é o vinho”, disse Valerio, citando as programações do Tortelaço, do Vinho Encanado, da Escolha da Corte, dos Jogos Coloniais e do Desfile Cultural.

Ele também anunciou a permanência do trio de soberanas para a 19ª edição da festa, cuja corte segue com a imperatriz do vinho Ana Paula Cortes Foresti e as damas de honra Thaís Centenaro e Liege Sobirai. “Com essa decisão, a Fenavinho remaneja seu calendário de eventos, fazendo com que cada corte eleita possa participar plenamente do processo de construção da próxima festa, ou seja, acompanhe os trabalhos durante todo o ano, ampliando suas oportunidades de preparação e divulgação, entre outas vantagens”, disse Valerio, aproveitando para anunciar, ainda, o concurso da corte da 20ª edição para agosto do ano que vem.

Na Fenavinho, também foram comemoradas as expressivas vendas do produto símbolo da cidade. As vinícolas expositoras comercializaram 16.200 garrafas de vinhos e espumantes nos 11 dias de programação, consumo cerca de 40% superior à edição anterior.

Construídas pelo esforço coletivo voluntário dos corpos diretivos da feira e da festa, ExpoBento e Fenavinho trazem a essência, também, da atuação do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), realizador de ambas as atividades. Ao agradecer o conjunto de forças que deu vida aos eventos – o público, os expositores, os patrocinadores e as diretorias dos eventos –, a presidente da entidade enalteceu o trabalho pelo qual a cidade é movida para construir o futuro. “Agora, já vamos dar início aos preparativos para a 32ª ExpoBento e para a 19ª Fenavinho. É essa busca permanente e incansável pela melhoria contínua que nos permitirão entregar, mais uma vez, uma feira e uma festa de excelência no próximo ano. Esse é o compromisso do CIC-BG: estar em movimento constante pelo desenvolvimento e fortalecimento dos setores e dos associados que representa”, destacou Marijane. Tanto que ela divulgou uma novidade: “o CIC-BG anuncia a realização da Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes. Anotem na agenda a data de 14 de outubro, quando estaremos juntos, novamente, brindando nossos vinhos, nossa cultura e nossa história”, disse.

Foi nesse embalo o pronunciamento do prefeito Diogo Siqueira. Parceiro nas ações do CIC-BG, ele reafirmou o compromisso de estar ao lado das iniciativas que demonstrem o protagonismo econômico e cultural do município perante o Rio Grande do Sul e o Brasil. “Eventos assim seguem movimentando a economia de Bento por meses, graças aos negócios selados e prospectados. Nestes dias, Expobento e Fenavinho fortaleceram ainda mais a conexão da cidade com as pessoas, valorizando Bento Gonçalves, empreendedores, estimulando o desenvolvimento, a tecnologia e a convivência. Os eventos refletem isso, e encerram mais uma edição manifestando a força que temos e tudo o que representamos para a Serra Gaúcha e para o Brasil”, opinou o prefeito.

O ato de encerramento teve, ainda, entronização das placas alusivas a 31ª ExpoBento e 18ª Fenavinho (veja nominata abaixo).

Experiências e prestígio de eventos marcam edições

A 31ª ExpoBento e a 18ª Fenavinho tiveram suas edições marcadas pela oferta de novas experiências. Muitas foram as novidades que deixaram as propostas renovadas para o público.

Entre elas, o Pavilhão Inova Bento. O espaço localizado no Pavilhão F concentrou experimentos. Os visitantes puderam se aproximar de startups, ao mesmo tempo que obtinham conhecimento em empreendedorismo e inovação. Também ali, foi possível testar bicicletas elétricas, subir parede de escalada e testar habilidades esportivas, numa programação que envolveu as famílias. O espaço recebeu, ainda, pista de skate, simuladores de direção, escola de trânsito para crianças e as finais do E-Sports Bento, campeonato de games da ExpoBento que pela primeira vez teve suas finais inteiramente presenciais em quatro anos.

Outro atrativo foi o tecnológico. Os painéis de LED na entrada da feira e nos acessos a cada espaço temático foram um dos atrativos. Nesse sentido, a experiência de gamificação também, convidando os visitantes a registrar momentos nas estações “instagramáveis”. Quem completasse o circuito, como se estivessem num jogo, concorriam a um brinde, girando a roda da sorte no Pavilhão Inova Bento.

Na Fenavinho, o Bodegão foi um dos espaços preferidos do público. Ao trazer para a festa os ambientes em que as comunidades do interior se divertem aos finais de semana, a Fenavinho aproximou a colônia dos visitantes, entregando uma experiência típica para quem se divertia na Vila Típica, com jogos de carteado. A final dos Jogos Coloniais, realizadas pela primeira vez na Vila Típica, foi outro momento de alegria ao reunir os distritos de São Pedro, Vale dos Vinhedos, Faria Lemos e Tuiuty – campeão deste no – na disputa de provas hilárias que traziam referência à lida na colônia. Ali, a enogastronomia também foi outra experiência marcante, com 15 vinícolas e culinária regional num ambiente que trazia referências à arquitetura do início do século passado.

Outra marca da ExpoBento e da Fenavinho foi o prestígio que os eventos receberam. Feira e festa levaram ao Parque de Eventos o governador gaúcho Eduardo Leite, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, além de senadores, deputados estaduais e federais e diversos prefeitos da região.

Comitê da 18ª Fenavinho

Rodrigo Valério: Coordenador

Bruna Cristofoli: Vice-Coordenadora e Relação com a Comunidade

Gabrielle Signor: Eventos Externos

Patrícia Pedrotti: Vice de eventos externos

André Menin: Marketing

Rodi Goularte: Vice-Diretor De Marketing

César Anderle, Lizandra Mazzoccato e Fernanda Darrigo: Projetos

Bárbara Bortolini: Corte

Roberto Cainelli Júnior: Conselho

Marijane Paese: Presidente do CIC-BG

Corte da 18ª Fenavinho: Ana Paula Cortes Foresti, Thaís Centenaro e Liege Sobirai.

Diretoria da 31ª ExpoBento

Bruno Benini: Diretor Geral

Anne Helen Bottega: Diretora de Serviços

Jonatas Ferrari: Vice-Diretor de Serviços

André Menin: Diretor de Marketing

Rodi Goularte: Vice-Diretor de Marketing

Willian Rizzi: Diretor Financeiro

Gladis Stinghini: Vice-Diretora Financeira

Filipe Heuser de Almeida: Diretor Jurídico

Lucas Marconi: Diretor de Eventos

Vinicius Lavandoski Piva: Diretor de Inovação

Marco Antônio Fracalossi: Vice-Diretor De Inovação

César Anderle: Diretor De Projetos

Fernanda Darrigo: 2ª Vice-Diretora De Projetos

Lizandra Mazzoccato: Diretora Comercial e Vice-Diretora de Projetos

Angela Cavalet Peron: Vice-Diretora Comercial

Tiago Casagrande: Diretor Industrial

Tais Cariolatto: Vice-Diretora Industrial

Marijane Paese: Presidente do CIC-BG